O mercado de bijuterias é um nicho do mercado de Joias e semi-joias, por isso mesmo é importante estarmos de olho nas tendências deste mercado para sabermos como seremos atingidas e quais rumos devemos dar para os nossos negócios artesanais. Abaixo vou dar um panorama do mercado de semi-joias e bijuterias para 2020.
O Brasil está entre os 15 maiores produtores de semi-joias do mundo e existem 3.500 empresas de semi-joias e bijuterias no Brasil, juntas elas movimentam cerca de 600 milhões de reais por ano. Graças a criatividade dessas empreendedoras, o mercado vem crescendo com força e se consolidando cada vez mais.
As expectativas e tendências para o mercado de semi-joias e bijuterias para 2020 são boas, porque o mercado de bijuterias é muito antigo e já consolidado, este setor cresce por volta de 6% ao ano e tem um público cativo, mesmo em meio as várias crises. Além disso, as novas tendências, valores e comportamentos que os consumidores modernos estão adquirindo, favorecem ainda mais o setor de semi-joias e bijuterias. Vou citar algumas delas abaixo e detalhar um pouco mais no decorrer do post.
- Aumento da tecnologia nos processos de fabricação
- Preferência por produtos ecologicamente sustentáveis
- Joias artesanais
- Busca por produtos personalizados e exclusivos
Aumento da tecnologia nos processos de fabricação
Com o aumento da tecnologia de forma geral, e inclusive no processo de fabricação de semi-joias, os preços para os consumidores ficam ainda mais competitivos e isso é uma vantagem, porque fortalece o setor, mesmo que isso signifique mais concorrentes, indiretamente a concorrência pode te ajudar de forma geral e individual.
Com sistemas de computadores as prototipagens ficam ainda mais rápidas e baratas, também as impressoras 3D estão permitindo uma impressão tridimensional com camadas delicadas tirando o design do papel e imprimindo lindas semi-joias. A tecnologia não proporcionou apenas vantagens no processo de fabricação, mas também expandiu a possibilidade de novos canais de vendas online e pelas redes sociais.
Preferência por produtos ecologicamente sustentáveis
A educação ambiental para esta geração está sendo ensinada nas escolas, nos programas de TV, e isso aumenta a consciência dos consumidores em relação a preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. Joias caras com procedências duvidosas são totalmente reprovadas pela maioria das pessoas. O que é sustentável vale muito mais.
Uma pesquisa feita pela Opinion box, mostrou que:
42% dos consumidores se preocupam muito com práticas sustentáveis quando compram algo e 49% deles se preocupam pelo menos um pouco;
mais da metade das pessoas (54%) sempre ou com frequência preferem marcas famosas por cuidarem do meio ambiente;
65% dos entrevistados deixariam de comprar produtos de uma empresa que poluísse o ambiente;
66% das pessoas consultadas abandonariam uma marca se ela estivesse envolvida com trabalho escravo;
por fim, 42% deixariam de comprar produtos de uma marca que estivesse sob denúncias de assédio.
O artesanato está livre desses perigos, já que o processo é feito à mão. Essa consciência social explica o por quê as joias artesanais estão em alta. E é aqui que a gente entra com as nossas miçangas.
Joias artesanais
As joias artesanais existem para valorizar a produção de joias exclusivas ou com série bem limitada. Elas são o mix entre o artesanato e algumas pedras mais caras ou preciosas. A criatividade continua sendo a melhor amiga das produtoras dessas joias tão especiais. Mas caso queira conhecer este mercado com mais detalhes, clique no post para saber o valor das joias artesanais.
Busca por produtos personalizados e exclusivos
As pessoas são únicas e os produtos que elas querem comprar também devem ser. Em um mundo com excessos de coisas, produções em série, as pessoas querem se destacar e por isso a busca pela exclusividade e personalização estão em alta. Aquela velha situação de ir a um evento e encontrar outra pessoa com a roupa igualzinha a sua não precisa mais acontecer, não é mesmo?
Grandes marcas, desde carros à roupas, se preocupam em oferecer produtos com o máximo de customização possível, para essas empresas oferecer isso aos clientes custam caro, para nós artesãs não.
Mercado Masculino de Semi-joias
Engana-se quem pensa que os consumidores são apenas as mulheres. Outra coisa que vem se expandindo e ganhando força é a confecção de semi-joias masculinas. O
segmento masculino também deixa o setor ainda mais aquecido.
Como o homem moderno se preocupa cada vez com a aparência, esse novo hábito inclui não só gastos com roupas, cosméticos, barbearias, mas também com bijuterias, e elas completam o visual de todos os homens e de todos os estilos, trazendo um ar de elegância e charme masculino.
Resumindo, mesmo em meio as crises, as tendências para o mercado de semi-joias e bijuterias em 2020 são muito boas. Não sabemos como tudo vai ficar por causa do Corona vírus, que nos pegou de surpresa, mas temos muita coisa que soma ao nosso favor.
É tranquilizador estar em um mercado consolidado e em crescimento, essa 'segurança' nos oferece bons caminhos para trilharmos ao rumo do sucesso e do crescimento do nosso negócio.
Comments