top of page
  • Foto do escritorRedação

Quais características as bijuterias masculinas devem ter?

Atualizado: 12 de mai. de 2020



Foi-se o tempo que usar bijuterias para compor o look era algo exclusivo para as mulheres, hoje em dia, os homens estão de forma geral, mais atentos a aparência, tanto a estética corporal ou com as roupas cada vez mais refinadas, e com essa mudança de comportamento, as bijuterias chegaram de vez e encontraram muito espaço para ficar na vida dos homens modernos. Isso para nós artesãs é uma ótima notícia, porque abre mais um nicho de bijuterias para vendermos e lucrarmos.


Porém, as joias masculinas tem algumas características que devemos estudar na hora de fabricar e vender. Pense nos homens que você conhece e pergunte a opinião deles se eles usariam ou não tal modelo, antes mesmo de você começar a fazê-las, isso te fará economizar um tempão caso a opinião deles seja negativa. Como é uma coisa nova, nem todos os homens ainda estão abertos a essas mudanças, por isso a personalização é tão importante. Já sabemos que existe mercado, mas e agora, como atingir esses homens da maneira correta e respeitando os gostos individuais deles?


Abaixo vou explicar algumas características que as bijuterias masculinas devem ter.

Lembrando que estou falando de forma geral, não há regras, alguns homens usariam todos os estilos, outros não, aqui estou trazendo informações universais. :)


1. Nada de delicadeza

Esqueça os cristais, as pérolas e cores muito claras, a delicadeza nas bijuterias não é atraente para a maioria dos homens. Os homens héteros de forma geral querem se sentir másculos e poderosos, então usar as cores pretas, marrons, cinzas, azul escuro são uma boa ideia. Nada de usar nylon ou látex, invista nos metais e principalmente nas cordas que imitam o couro, é sucesso.


Outros materiais que os homens podem se agradar é o algodão, a cortiça, a fibra, e quanto menos detalhes ou enfeites, melhor, essa dica vale para quando você for confeccionar para as mulheres também. Deixe os muitos detalhes para as encomendas ou exposições, para as vendas do dia a dia, o que não for tão ousado pode vender mais, já que pode agradar a maioria das pessoas, alguns detalhes podem agradar a grupos específicos, mas nada nessa vida é uma regra, conheça bem o seu público e vá ajustando os seus produtos.



2. Esqueça os brilhos, pelo menos por enquanto

Mais uma vez faça esta pergunta: qual homem ao ser redor gosta de usar coisas com brilho ou muito chamativas? Talvez poucos ou nenhum.


Então o brilho, de forma geral, não é algo que sirva para as bijuterias masculinas. Use todas as miçangas foscas que você não usa e faça peças para eles.


Enquanto as mulheres adoram exibir suas joias, os homens querem que elas sejam apenas um detalhe, o anel, a pulseira, ou o colar do homem deve estar em segundo, ou terceiro plano. Por isso o fosco ajuda a 'disfarçar' a bijuteria, deixando o destaque para outros elementos.



3. Invista na sofisticação

Os homens que tem o cuidado de usar bijuterias para compor o look, provavelmente valorizam mais os itens sofisticados e elegantes, afinal, por que ele usaria algo que não fosse agregar adjetivos positivos a sua aparência e personalidade, não é?


Metais nobres, couro, cores frias deixam a peça mais clássica, dando o efeito que o homem provavelmente deseja. A prata e o ouro são boas opções para este público que é exigente e realmente só vai comprar se for usar. Na maioria dos casos os homens tem menos coisas com mais qualidade.


Quando eu falo em sofisticação, também incluo as biojoias com materiais vindos diretamente da natureza como a madeira, esses materiais estão cada vez mais bonitos, bem acabados e elegantes. Além de estar na moda as joias artesanais entre os homens.



4. Pense em um relógio

Quando fizer uma peça para um homem, faça pensando em um relógio masculino por dois motivos:


O primeiro é que as bijuterias de miçangas mais comuns para os homens são justamente as pulseiras, para combinarem com os relógios. E realmente fica bem legal. Mostrar para um homem uma pulseira que vá combinar com o relógio dele é venda na certa.


O segundo motivo, é o conceito que o relógio carrega, você já reparou que homens adoram relógio, e quanto mais caro, mais eles são fascinados? Por que eles gostam tanto de relógios? Justamente pelo o que o relógio comunica: o poder e o status, ou seja, o relógio passa uma mensagem, e este mesmo conceito do relógio, que você deve pensar ao criar um projeto de miçangas para um homem. Use-os como inspiração, use combinação de cores, texturas e arrase na sua arte.


Essas são as dicas para as suas bijuterias masculinas fazerem sucesso! Quando você terminar uma peça para um homem, você vai ver como é simples. Não espere para começar a explorar este nicho de mercado que cresce a cada ano e que ainda tem muito potencial de crescimento.

bottom of page