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Por que você precisa ter uma marca para o seu negócio?

Atualizado: 6 de mai. de 2020



Você precisa sim criar uma marca para o seu negócio e os motivos são inúmeros. O branding vem do inglês e quer dizer 'marca', ela é uma parte muito, mas muito importante da construção de um negócio artesanal, tanto quando vender bem e dominar as técnicas, construir a marca pode ser fator determinante de sucesso.


Se você leu o post que conto a minha história com as miçangas, lá eu citei que além da minha paixão pelas miçangas que veio desde a infância, quando eu cresci, descobri outras paixões como o empreendedorismo e o marketing, e aprender sobre marcas e gestão de marcas é ainda o meu assunto favorito. Eu amo gestão de marcas. Por isso, não posso deixar de falar da importância delas aqui.



O que é uma marca?

O branding é uma estratégia de construção da sua marca, uma marca forte é construída todos os dias nas suas ações diárias de marketing, como: sua logo e identidade visual, o jeito como você fala com as suas clientes, a embalagem, o atendimento, o processo de venda, etc... tudo deve refletir os valores da marca. Uma marca forte não se cria de um dia para o outro, é um processo de médio a longo prazo. Com certeza você gosta muito de alguma marca e não abre mão dela, correto? Pois é. Provavelmente essa marca faz um bom trabalho de branding para conquistar as suas cliente e você é uma delas!



Valor intangível da marca

Uma empresa tem um valor de mercado, esse valor de mercado é a soma de itens tangíveis, que é aquilo que podeser precificado de forma clara, como: móveis e imóveis. Também existem os itens de valores intangíveis, que é aquilo que não se pode precificar com tanta clareza, mas que tem o seu valor, como por exemplo a marca. Uma marca famosa custa muito dinheiro, quanto você acha que vale os nomes/marcas do Mc'donalds ou Coca-cola, por exemplo? Por isso mesmo as empresas grandes investem muito nas suas marcas, registros, patentes e divulgações.

Ou seja, a sua marca, mesmo que você não consiga calcular com exatidão, vale dinheiro, por isso, o investimento na construção de uma marca forte vale muito a pena.



Os atributos de uma marca

Além da logo ou do projeto visual, a sua marca deve ter personalidade, identidade e valores, assim como os atributos de uma pessoa. Os atributos são: formas, cores, tamanho, preço, personalidade, valores, e outras características. Quais valores a sua marca possuem? O que a sua marca valoriza? O que a sua marca abomina? Como os clientes percebem a sua marca? A verdadeira percepção que os clientes têm de uma marca não está na sua logo e sim em como ela é, como a marca trata o consumidor, e como o cliente se sente quando está em contato com a sua marca? E tudo isso é construído diariamente.



Posicionamento de marca

Pode-ser dizer que o posicionamento é o lugar que a marca ocupa no mercado entre o seu público-alvo. É praticamente a forma como vai se destacar entre os concorrentes. Existem várias formas de uma marca se posicionar, por exemplo: como uma marca feliz, ou a mais barata, ou a mais luxuosa, ou a mais tecnológica e etc. Se você quer se posicionar como uma marca criativa, por exemplo, todas as suas ações devem refletir isso. Uma marca criativa deve falar com os clientes de forma mais informal e livre, e não deve usar palavras difíceis ou muito formais, esse jeito de falar não combina com uma marca criativa. A sua embalagem deve ser criativa e não luxuosa. Está percebendo os detalhes? No marketing chamamos de Tom e Voz da marca o jeito e a linguagem que uma marca fala, mas além disso, você deve se preocupar com os canais de venda e as plataformas digitais, encontrar o seu público-alvo, imprimir os valores da marca, dentre várias outras ações que você deve ter em mente.



Identidade visual da marca

É a construção e a junção de todos os elementos gráficos e visuais da sua marca, como: nome, logotipo, embalagens, posts em redes sociais, layout das suas plataformas digitais, e muito mais. Toda essa parte visual, é a apenas a pontinha do Iceberg, é apenas o que pode ser visto, e a parte visual deve refletir tudo o que já foi definido e o que tem por "baixo do mar" é muito maior do que pode ser visto. A identidade visual tem o objetivo de comunicar ao público o conceito, os valores, posicionamento, e todos os atributos da sua marca.



O mundo do branding e das marcas é um mundo infinito, que requer muito estudo, disciplina e acima de tudo, consistência. Tudo o que a sua marca fizer deve ter em mente como a sua empresa quer ser reconhecida, e como uma ação específica pode tanto valorizar a sua marca como destoar dos seus objetivos. Muito mais do que uma logo, a sua marca tem a ver com os seus valores e personalidades. Invista nisso.


Como é um assunto muito complexo, comenta aqui se vocês querem outros posts sobre este assunto. ;)




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