Você sabe o que é um plano de negócios e por que é tão importante? Então, vamos agora esclarecer e deixá-lo simples de entender, ele parece ser um bicho de sete cabeças mas não é. O plano de negócios é o seu melhor amigo, porque mostra o seu negócio como um todo, descreve a sua ideia e conecta todas as vertentes que você precisa gerir.
No começo do seu negócio, o grau de incerteza é muito grande e nem todas as informações estão certas e claras. O plano de negócio é um documento que deve ser atualizado constantemente de acordo com o que você for interpretando do mercado. Ao criar um plano de negócios, você se vê obrigada a buscar informações mercadológicas e traçar estratégias que direcionam ações aos objetivos.
Seja realista
Antes de falar dos acertos e das boas projeções, quero falar dos problemas do seu negócio, e para te consolar, todos as empresas têm seus 'perrengues' e falar deles não tem nada de errado, na verdade, é o caminho mais curto para o crescimento, quanto antes você souber onde está o seu problema, mais cedo você poderá mudar e colher bons resultados.
Seu plano de negócios deve responder essas perguntas:
1. O que é o seu negócio? Qual ramo atua?
2. Qual o propósito da sua empresa?
3. Qual valor é oferecido para seus clientes?
4. Quais metas e prazos financeiros de vendas e faturamento?
6. Quem é o seu público?
7. O que você planejou está de acordo com a realidade? Por que?
8. Como a sua empresa pretende ser daqui há 5 anos ou 10 anos?
9. Quais ferramentas de gestão estão disponíveis para o gerenciamento do seu negócio?
10. Você tem uma verba financeira destinada para o marketing?
11. O seu negócio é mesmo viável?
O plano de negócios nunca está terminado
Essas e outras perguntas podem ser respondidas no seu plano de negócios, depois que você tiver todas ou algumas dessas informações claras, escreva-as no papel, trace um plano e tente segui-lo o máximo possível, porém, sempre de olho nas mudanças e reagindo rápido a elas, até porque o objetivo deste documento não é te engessar, mas fazer você 'localizar' no mercado.
Tenha objetivos claros e mensure se o que você faz todos os dias está te fazendo caminhar para o seu alvo. O plano vai te mostrar todas as vertentes do seu negócio: administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro.
Dica bônus
A última dica é: não terceirize isso, você como dona é quem deve fazer esse exercício e ampliar a visão que você tem do seu próprio negócio.
Espero que este post sirva para você se empolgar e começar! Então, mãos à obra, nas miçangas e na profissionalização da sua empresa.
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