Antes de começar um negócio investindo tempo, dinheiro e 'alma', rsrs, existem alguns cuidados básicos que você não pode deixar de lado, além de pesquisar sobre o mercado e saber exatamente onde está entrando é imprescindível para prever o risco e os ganhos que você pode ter.
O mercado artesanal, é um ótimo mercado para quem quer começar seu próprio negócio e eu vou te dar 11 motivos para você começar o seu empreendimento com miçangas hoje mesmo.
1.Mercado sólido
O mercado de artesanato no Brasil movimenta cerca de 50 bilhões* todos os anos no Brasil. Os clientes já sabem como usar e o que esperar dos seus produtos, não é necessário educá-los, como são os casos de produtos novos e desconhecidos.
A atividade econômica está presente em 78,6% dos municípios brasileiros de acordo com IBGE. Você não vai se aventurar em um mercado novo e arriscado, pelo contrário, o mercado está ótimo, esperando apenas o seu toque e personalidade para ficar ainda mais forte.
2.É rápido aprender
Criar bijuterias lindas de miçangas é muito fácil de aprender, a primeira vista pode parecer difícil, mas é mais simples do que parece, quando você aprende a primeira vez, o restante é só praticar, e rápido, rapidamente você conseguirá vender suas preciosidades.
3.Capacitação de fácil acesso
Tanto na internet quanto fora dela, existem diversos cursos grátis para aprender novas técnicas, a maioria deles é de graça e inclusive, você encontra aqui mesmo muitos tutoriais. Confira!
No Programa do Artesanato Brasileiro também têm cursos de capacitação para quem é registrado. Então, desculpas você não tem para começar a gerar renda com isso.
4.Baixo investimento inicial
Linhas, nylon, agulhas, miçangas e os acabamentos são geralmente baratos, com poucos reais você tem todo o material que precisa para começar a treinar e se quiser começar agora mesmo a criar bijuterias de miçangas, clique neste post.
Encontrar materiais também é fácil, provavelmente você conhece algum armarinho perto da sua casa, lá certamente terá algumas miçangas, também você pode ir em lojas especializadas e até mesmo comprar pela internet a um baixo custo inicial.
5.Produtos disponíveis 24h
Se você disponibilizar seus produtos para vender em algum e-commerce, marketplace, redes sociais e outros, mesmo que você esteja dormindo, as suas peças podem ser vendidas pela internet de maneira ininterrupta.
Para vender bem na internet, é imprescindível que os produtos tenham descrições de produtos bem completas, e aqui tem dicas de como fazer isso.
6.Clientes em todo mundo
A internet não só proporciona vendas 24h por dia, mas também não limita a sua atuação de atendimento pela sua região geográfica, qualquer cliente, em qualquer lugar do mundo pode ter acesso as suas criações e querer comprá-las.
Como o objetivo deste blog é dar todas as dicas para transformar a criação das suas peças artesanais em negócio, aqui tem post para você criar embalagens perfeitas e encantar suas clientes na hora da entrega. Confira aqui!
7.Não precisa de estoque
Uma coisa que você pode fazer, é fotografar um modelo de cada peça e disponibilizar para venda, quando um pedido for feito pela internet, você pode comprar os insumos, fabricar as peças e enviar para os clientes, tenha apenas cuidado para não demorar muito para que o produto chegue até o cliente final.
Com o tempo, você vai entendendo o ritmo das suas vendas, a sazonalidade e a partir disso, você vai balanceando seu estoque.
8.Renda paralela ao negócio
Ao fazer bijuterias de miçangas, como pulseiras, colares, brincos, anéis e outras peças, existem várias outras atividades relacionadas a este artesanato que você pode fazer para aumentar a sua renda e se fortalecer no ramo, como por exemplo: ensinar o que sabe para outras pessoas, criar um canal no youtube, vender cursos online, etc. Para mais ideias, clique aqui!
9.Crescente valorização do artesanato
Tudo o que é artesanal está em alta, os consumidores estão rejeitando produtos industrializados e que agridem a natureza. Você já deve ter percebido que o movimento artesanal invadiu até mesmo o setor da gastronomia, e tudo o que é artesanal tem um valor agregado muito maior do que as coisas que são produzidas em série.
Como a nossa arte é toda é feita à mão, não gera malefícios para o meio ambiente, e quem compra, contribui muito para a valorização da cultura quanto para a economia local.
10. Muitas possibilidades
Tudo o que você imaginar, você pode usar miçangas. Não são apenas bijuterias que é possível fazer com miçangas. Objetos de decoração para casa, produtos para PETS, recém nascidos e outros nichos podem ser explorados.
Se precisar de inspiração para saber o que você pode fazer com miçangas, clique aqui.
11.É Terapêutico
Trabalhar com as mãos desenvolve não só a coordenação motora, como também o efeito de criar artesanato gera no cérebro o mesmo efeito que a meditação, porque te leva a um nível elevado de concentração, isso mantém o seu cérebro ativo e criatividade aflorada.
Fazer trabalhos manuais é um ótimo exercício intelectual para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Estimular o cérebro previne várias doenças no futuro.
Viu como trabalhar no setor do artesanato com miçangas é uma ótima ideia? Motivos não faltam para você começar a sua própria história de sucesso.