A arte de bordar existe há centenas de anos, a primeira referência de quando as primeiras miçangas foram feitas foi no século XIV. Pelo jeito, de lá para cá, a arte de bordar miçangas não saiu de moda! Isso só torna a nossa arte ainda curiosa e interessante.
Ao redor de todo o mundo e a várias gerações pessoas são adeptas a fabricação de joias de miçangas, e não importa a idade, eu mesma comecei a fazer coisas com miçangas quando eu tinha 10 anos. Além dessas belezuras gerarem renda, elas trazem inúmeros benefícios para a saúde mental, e é muito importante que cuidemos da saúde de forma integral, tanto do bem-estar e saúde mental quanto do corpo.
Você sabia que aproximadamente 1 em cada 5 pessoas no mundo podem ter algum distúrbio de saúde mental? Ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e até mesmo o abuso de substâncias indevidas, por isso devemos nos cuidar e levar esse assunto a sério. Vou explicar abaixo, como bordar miçangas ajudam a se livrar de problemas.
Habilidades de raciocínio e concentração
O artesanato mantém nossas mãos ocupadas e nossas mentes também. O tempo gasto em colares, pulseiras, brincos e bordados exigem total foco e concentração no momento presente, permitindo praticar a atenção plena e ajudando a impedir que nossos pensamentos vaguem para problemas ou pensamentos negativos.
A natureza repetitiva tem efeito calmante, quase como a meditação. Isso pode ajudar a aliviar o estresse, impedindo que a execução de várias tarefas ao mesmo tempo tome conta de você e tirem a sua paz. Durante a confecção, manter o foco na sua arte é a sua única tarefa.
Reduz o estresse e a ansiedade
Iniciar uma repetição e vê-la crescer lentamente ajuda a desacelerar sua mente, ser paciente e ver sua criação tomar forma traz alegria, acalmam e confortam, proporcionando o alívio da ansiedade.
Além de requerer habilidades usadas pelo seu cérebro para pensar, raciocinar e se concentrar, acima de tudo, ela nos relaxa e nos faz felizes! A arte permite abandonar outros estressores da vida e escapar para uma atividade que acalma a mente. Como Pablo Picasso disse em uma de suas famosas frases: "a arte lava da alma o pó da vida cotidiana".
Aumenta nossa criatividade e auto-estima
Não só promove a atenção plena e alivia o estresse, como também estimula a criatividade e aumenta a auto-estima. Essa arte que possibilita mil formas criativas nos dão a linda oportunidade de deixar a imaginação rolar, ao criar algo com a sua criatividade e suas habilidades te deixam mais confiantes para outras áreas da vida.
Depois de percorrer todo o processo criativo, a joia pode proporcionar a quem faz uma sensação de realização, o gatilho da recompensa é acionado no nosso cérebro trazendo orgulho, alegria e satisfação ao liberar endorfina, que são substâncias químicas em nosso cérebro que reduzem o estresse e promovem a felicidade. Também é comprovado que a arteterapia ajuda a aliviar a ansiedade, reduzindo o hormônio do estresse, o cortisol, em nossos corpos.
É muito produtivo
O tempo que gastamos fazendo as nossas joias de miçangas, é um tempo gasto de forma construtiva e com propósito, e nos ajuda a escapar do mundo ao nosso redor, desacelerar e focar em uma tarefa, uma conta de cada vez. Enquanto em grandes empresas os funcionários correm de um lado para outro e se estressam para ganhar o pão de cada dia, os artesãos sentam em um lugar calmo para criar enquanto relaxam e se desestressam.
Existem milhares de miçangas para escolher, em centenas de cores e acabamentos, todas prontas para serem usadas. Existem infinitos materiais de miçangas à sua disposição, oferecendo infinitas possibilidades de objetos a serem criados. Estimule a sua criatividade e vai criar peças de miçangas! ;)
Incentiva a socialização
A arte com as miçangas também pode ser feita em grupo, permitindo que os indivíduos compartilhem idéias, histórias e ajudem uns aos outros. Além disso, oferece a cada um a oportunidade de fornecer feedback positivo e recomendações positivas no design. Aqui mesmo é uma comunidade on-line onde as pessoas podem compartilhar seu trabalho, fazer perguntas, fornecer feedback e incentivar.
Você está tendo um dia ou semana difícil? Você está sentindo sintomas de ansiedade, ou se sentindo sozinha e sem inspiração ou até mesmo precisando de um empurrãozinho?
Não é segredo que o artesanato de forma geral é terapêutico e ajuda a aliviar o estresse nos proporcionando felicidade.
Como você se sente quando está fazendo ou quando termina alguma obra de arte? Conte para a gente!
Kommentare