top of page
  • Foto do escritorRedação

Panorama do Mercado de Artesanato no Brasil

Atualizado: 4 de mai. de 2020




O mercado de artesanato no Brasil movimenta cerca de 50 bilhões* todos os anos no Brasil, e essa tem sido a média de vários anos, logo, você pode perceber que é um setor movimentado, onde realmente circula dinheiro, e só essa informação já nos dá uma segurança na hora de investirmos neste setor, não é verdade?


No Brasil e no mundo, duas tendências estão em forte crescimento:

A primeira é pela busca por produtos exclusivos e personalizados. É natural das pessoas gostarem de se diferenciar, possuir algo que só elas têm, por isso, muitas peças artesanais são de alto valor agregado, ao contrário da peça industrializada, cada arte carrega originalidade e identidade, e cada vez mais os artesãos estão sendo reconhecidos e valorizados por isso.




A segunda tendência é que 42% dos consumidores se preocupam com as práticas sustentáveis adotadas pela empresa que pretendem comprar; além disso, pelo menos metade das pessoas preferem marcas reconhecidas por cuidarem do meio ambiente; e 65% deixariam de comprar produtos de uma empresa poluente, isso de acordo com a Opinion Box de pesquisa de mercado.


O artesanato sustenta 10 milhões* de pessoas no Brasil, e segundo o Sebrae, o artesanato representa cerca de 3% de todo o PIB nacional e cerca de 87% dos artesãos no Brasil são mulheres. As artes são feitas com as mais diversas obras-primas e para muitos fins.




No nosso rico Brasil, os artesãos fazem maravilhas com cerâmicas, argilas, tecidos, linhas, agulhas, lãs, pedras, madeira, palha, papel, miçangas, e agora a arte invade outros setores, como as famosas comidas artesanais, cervejas artesanais e etc, sem falar que cada região conta com matérias-primas diferentes e isso influência para que determinada arte seja mais forte em um lugar do que outro. São inúmeros nichos onde o artesanato reina e dá mais vida aos produtos.


O governo criou um programa para coordenar e desenvolver atividades que visem a valorização do artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal, chamado PAB - Programa do Artesanato Brasileiro. Neste site você fica por dentro do calendário de feiras e eventos do seu estado, você também pode se cadastrar para ter apoio local do PAB e dos artesãos do seu estado, curso de capacitação e formação, além de outros serviços.




De acordo com o Sistema de informações cadastrais do artesanato brasileiro – SICAB, são mais de 160 mil cadastrados no sistema. O ranking de cada estado fica assim:



A atividade econômica está presente em 78,6% dos municípios brasileiros de acordo com IBGE.  A atividade também permite a valorização e preservação de elementos típicos das culturas locais. Se anime para ter o seu próprio negócio artesanal, pessoas precisam conhecer o que as suas mãos podem transformar.


Sabemos que muita coisa ainda pode melhorar, claro que muitos incentivos ainda são necessários, mas estamos avançando, e o que não falta no nosso país são lindas histórias por trás de cada artesanato e excelentes matérias-primas que nos inspiram todos os dias!




Deixe seu comentário sobre o que você acha que vai ser o ano de 2020 para o artesanato brasileiro.

* Fonte: IBGE

bottom of page