O nicho de mercado é um segmento dentro de mercado maior, ou seja, é uma comunidade, grupo que tenham as mesmas necessidades e preferências, dentro de um público-alvo maior, por exemplo:
- o artesanato é um mercado
- um nicho de mercado são as bijuterias de miçangas
- as biojoias de miçangas são um micro nicho
Isso quer dizer que os clientes que consomem o bio artesanato possuem características de compra ainda mais específicas do que quem consome artesanatos de forma geral.
E são desses nichos de mercado artesanal que eu vou falar neste post. Existem vários nichos que você pode atender e aumentar as suas perspectivas de ganho. São nichos que estão aquecidíssimos economicamente, abertos a consumir as lindas coisas que você pode fazer. Então vamos falar sobre algum deles!
Sustentável e ecológicos
Este é um nicho superaquecido e que veio para ficar, as pessoas estão adquirindo uma consciência ambiental e sustentável muito grande, por isso, os consumidores preferem comprar produtos de empresas que são ecologicamente sustentáveis, que não são industrializados e tem menos impacto para o meio ambiente, este é o motivo da bio joia está com tudo.
Além desse tipo de joias serem bonitas e elegantes, o público que as cosmome estão disposto até a pagar mais caro por produtos. Invista neste nicho e arrase!
Personalizados
A personalização é também uma tendência que veio para ficar, em meio a tantos produtos fabricados em série, as pessoas querem se sentir especiais e buscam por exclusividade, e esse é um dos motivos delas comprarem artesanatos.
Para nós, que já fazemos produtos únicos, essa tendência só deixa os nossos produtos ainda mais em evidência, mas devemos explorar a personalização com ainda mais atenção, como criar peças com rostos, nomes, iniciais dos nomes, e outras ideias, porque qualquer produto nosso já é personalizado por si só, logo esse cuidado adicional é necessário.
Pelas miçangas serem tão dinâmicas e com possibilidades de personalização diversas, pense além das bijuterias. Aproveite este nicho de mercado e ofereça a exclusividade como argumento de venda e pense em personalizar bolsas, sapatos, canecas, material de escritório, e o que mais a sua mente imaginar, se precisar de inspiração, clique aqui.
Confira aqui as tendências do setor de artesanato para 2020.
Festas particulares
Você sabe que as festas particulares estão cada vez mais requintadas e personalizadas. Casamentos, festas de 1 ano, chás, 15 anos, etc... as festas estão de impressionar e os donos das festas mais dispostos a oferecer eventos inesquecíveis para os seus convidados.
Daí nasce o nicho de festas e casamentos para você explorar, as miçangas podem invadir lembrancinhas, decoração, roupas dos aniversariantes e noivos, convites, e vários outros mimos. Somente no quesito 'lembrancinhas' as opções são infinitas. Estude este nicho de mercado para atender as necessidades deste público.
Recém-nascidos
Outro segmento que ganhou uma infinidade de novos produtos é o de bebês recém-nascidos, as mamães e papais estão eansiosos para dar o melhor para os seus filhos, principalmente se forem pais de primeira viagem, que curtem a chegada dos bebês com muito mais intensidade.
Esse público também prefere personalizar cada cantinho do quarto do neném, cada objeto do enxoval e também presentear os amigos com lembrancinhas exclusivas, para este nicho também as artesãs tem grande oportunidade de vendas. Já pensou na quantidade de coisas que você pode criar para bebês? Aproveite a chance e se joga neste nicho.
Joias masculinas
Tem um post inteirinho explicando sobre o nicho de joias e bijuterias masculinas. Como os homens estão ficando cada vez mais vaidosos, o mercado para os homens está ganhando muito espaço e tudo indica que não é uma moda passageira, as bijuterias para eles vieram para ficar, então, vender para este nicho já é possível e é muito promissor. Estude sobre as características das joias para os homens e explore este nicho agora mesmo.
PET
Eu acho que estamos explorando pouco este mercado, pois é um público que ama mimar seus bichinhos sem pena de gastar.
Podemos criar laços, chapéus e roupinhas que não incomodam os Pets e que sejam apenas para enfeite, nós podemos criar produtos bonitos e seguros acima de tudo, também é preciso alertar os donos que o PET não pode morder a peça porque contém itens pequenos.
Na hora da venda, a transparência e segurança vem em primeiro lugar. Existem vários materias resistentes e antialergênicos que serão perfeitos para os Pets.
Lembrou de mais algum nicho que eu não citei? Comente qual é para que mais pessoas possam pensar nessas possibilidades também.
Comentarios