As descrições de produtos são parte muito importante na sua vitrine online, além da preocupação com a composição das suas fotos, a descrição do seu produto é um fator que pode fazer com que as pessoas comprem ou não o seu produto.
As descrições são pequenos os textos que ficam abaixo ou ao lado das suas fotos contendo mais detalhes sobre o produto, como: preço, matéria-prima, peso, garantia, contra indicações, modelo, tamanho, frete, etc. Dar o máximo de informação para os clientes ajuda na decisão de compra deles.
Abaixo estão alguns fatores que devem ser incluídos nas descrições dos produtos para aumentar suas chances de sucesso.
Forneça informações claras rapidamente
Tente pensar em todas as perguntas que o seu cliente faz quando está com você pessoalmente, se coloque no lugar do cliente e responda na descrição as perguntas que os clientes normalmente te fazem. Por exemplo, muitos compradores querem saber quanto tempo a peça demora para chegar no endereço indicado, se for sob encomenda, quanto tempo leva para o produto ficar pronto, quais os meios de pagamento, etc.
Se você oferece itens sob medida e personalizados, responda todas as dúvidas que podem surgir a partir dessa informação. Se você estiver oferecendo uma venda ou um produto com desconto, adicione os detalhes à descrição e as regras.
Forneça um link para as políticas da sua loja, para fornecer mais informações sobre como um comprador pode cuidar de seus produtos artesanais, informações sobre prazos de entrega e como você lida com devoluções ou reembolsos.
Qual o conceito da arte?
Em outro post, eu falei sobre contar histórias na hora de compor uma foto, e para a descrição dos produtos, essa dica também prevalece.
Quem procura um presente artesanal tem alguma sensibilidade artística e gosta de comprar exclusividade e conceito, por isso, explicar o que torna a sua joia única e especial é o que a sua cliente quer saber para só então optar por fazer a compra.
Deixe bem claro os diferenciais do produto, como o processo de inspiração, a história, o conceito, quais técnicas foram usadas e que tipo de materiais foram usados.
Ao explicar suas técnicas, (mas não explique todos os detalhes do processo para não ficar enfadonho ou muito técnico). Informe aquilo que encanta e vende!
Para quem o produto foi feito?
Sempre que um potencial comprador clica em um produto, ele pode estar se perguntando: "Este produto é para mim?". Para que um possível comprador não fique em dúvida, explique para quem é o seu produto, em qual público você estava pensando quando decidiu criar a peça, para qual ocasião serve.
Por exemplo: se você fizer pulseiras artesanais para mulheres, informe que este produto é perfeito para mães, irmãs, tias, melhores amigas e seria ideal para o dia das mães, natal, aniversários, amigo-ocultos, etc. Quando mais sugestões melhor.
Informe as possibilidades de variação
Se o seu produto pode ter variações de cores, modelos, formatos e tamanhos, deixe o cliente saber disso. Quanto mais opções o cliente tem, mais são as chances de agradá-lo. Se você pode personalizar, substituir uma pedra ou acabamento por outro, conte isso, afinal, este é um ótimo argumento de venda, a personalização, e isso ainda pode fazer com o que o cliente volte novamente para comprar de você.
Explore este espaço
Uma descrição perfeita do produto é simplesmente aquela que fornece tudo o que um potencial comprador precisa saber sobre o seu produto para que ele possa decidir se efetua uma compra ou não. Deixá-los adivinhar as variações de tamanho ou quanto tempo levará para receber o produto pode fazer com que ele desista da compra.
Então, ajude o cliente a decidir pela compra de forma fácil, encante-o e tente fazer com que aquele cliente fique o máximo de tempo no seu ambiente digital sendo convencido pela descrição do produto.
Espero que essas dicas te ajudem a olhar para o campo de descrição dos produtos com muito mais carinho e atenção, é lá que você promove os seus produtos e convence os clientes sobre o seu produto.
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