top of page
Foto do escritorRedação

Conheça os 15 tipos de miçangas mais comuns

Atualizado: 5 de mai. de 2020



As miçangas ou missangas [as duas maneiras de escrever estão corretas] podem ser consideradas como objetos de coração, podendo ser de vários tamanhos, modelos, formatos, cores e matérias-primas. São pequenas 'bolinhas' com um 'orifício' que são chamados de diâmetro e tem tamanhos diferentes.


As miçangas podem ser usadas para a confecção de bijuterias, aplicação em roupas, objetos de casa e vários outras coisas. Também em vários lugares você vai ver escrito 'contas' que é o outro nome das miçangas e muitas empresas se referem a elas assim.


Agora eu vou mostrar para vocês, os 20 tipos de miçangas mais comuns que são encontradas nas lojas físicas e e-commerces do Brasil e do mundo.

Então vamos lá, a primeira delas e talvez a mais conhecida é o modelo...


1) Charlotte

As miçangas de Charlotte são um tipo de miçangas de semente que têm uma superfície plana cortada com os lados arredondados. Elas são muito comuns e possuem vários tipos de acabamentos.




2) Canutilho

São miçangas de vidro compridas e são em forma de tubo, não são redondas. Elas são lisas ou com 6 lados. Os tamanhos dos tubos variam de 2 mm a 40 mm.



3) Hexagonais

Se parecem muito com os canutilhos, mas com o tamanho bem menor que o canutilho tradicional, como se fosse um canutilho cortado, mesmo sendo bem parecidas com os canutilhos longos, o nome deste tipo de miçanga é hexagonal, existem outros modelos hexagonais também.




4) Strass

São miçangas de cristais com orifícios, que ficam perfeitos quando costurados aos tecidos, e colocados em nylon ou linhas para colares e bijuterias. Eles têm muitas facetas e a luz refletida neles os faz parecer diamantes.



5) Metal

Das miçangas que são de metal, a prata é a mais popular. Se você quiser miçangas de prata pura, precisará procurar por miçangas marcadas como prata - a pureza da prata pode ser testada com um teste de amônia. 




6) Pérolas

As miçangas pérolas podem ser artificiais ou imitação. Elas podem ser feitas de vidro, plástico ou escama de peixe, ou revestidas com qualquer material que as fazem parecer pérolas. Eles não têm a mesma cor e a mesma beleza da pérola original. Existem vários formatos, como as redondas e as em formato de lágrima.




7) Semipreciosas

As miçangas semipreciosas são usadas como ornamento e até mesmo já foram usadas como moeda. Elas existem como ornamentos desde 1800. Os tesouros naturais do mundo em forma de belas pedras preciosas dão mais valor as suas peças, e elas possuem infinitas formas: redondas, ovais, rondelle, tubos e estrelas!



8) Madeira

A madeira é uma das minhas preferidas, as originais são feitas de madeira pura, mas você pode encontrar algumas sintéticas que tem o acabamento similar ao de madeira, e mesmo tendo uma aparência mais 'roots' é possível fazer peças bem elegantes e finas com elas.



9) Cerâmica

As miçangas de cerâmica dão um estilo bem artesanal as suas joias. As miçangas de cerâmica, porcelana e grés apresentam desenhos e padrões detalhados. Cores vibrantes fazem com que cada peça se destaque ainda mais. Elas combinam com couro e seda, por exemplo.



10) Acrílico

São miçangas de plástico, muito comuns de se encontrar em várias formas e cores - tubo redondo, plano ou oval. O acrílico deixa a peça de miçanga muito leve. Essas miçangas também vêm com cores metálicas galvanizadas prata, cobre ou metal.





11) Ponei

São miçangas grandes e baratas, feitas principalmente de plástico. Elas geralmente são usadas ​​em projetos de artesanato para as crianças brincarem de fazer artesanato. Essas miçangas estão disponíveis em uma única cor ou em um conjunto misto. Essas miçangas às vezes são chamadas de contas “E”. A maioria tem tamanho de 3-1 / 2 a 4mm.




12) Rondel

As miçangas Rondel são contas planas em forma de rosca, normalmente usadas como contas espaçadoras. Rondel de vidro geralmente vem com muitas faces.




13) Superduo

Leva este nome porque tem 2 orifícios, também são conhecidas como 'twins'. Ela facilita muito a vida na hora da criação de bijuterias com técnicas mais avançadas, como o ponto de cruz. Com as miçangas comuns de 1 orifício você precisa colocar duas miçangas em cada fio, com a superduo, isso não é necessário.



14) Facetadas

Elas são facetadas por todos os lados e, por causa disso, captam luz por todos os lados, o que as tornam muito brilhosas.




15) Cilíndrica

Elas são em forma de tubo com um grande orifício. Também tem outros dois nomes para esse tipo de miçanga, que são o: toho e a delica. Eu, particularmente chamo de cilíndrica mesmo.




O que achou desses tipos de miçangas? São tantas que talvez você nem tenha prestado atenção em todas essas classificações, além dessas que eu mostrei, existem ainda muitas outras. Mas podemos continuar a lista nos comentários. Aproveite e me digam qual é o tipo de miçanga que você mais gosta de trabalhar.


 

bottom of page