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Confira 7 dicas para vender mais peças artesanais

Atualizado: 6 de mai. de 2020



Vender é uma das partes mais desafiadoras do negócio. São muitas questões na hora da venda, não é simplesmente colocar as peças à disposição da cliente. Vender exige técnica, estratégia, e muito estudo. Mas como falei neste post, as tendências para o nosso mercado em 2020 está bom, então vamos trabalhar duro para vender mais e mais.


Sempre tem algo que a gente pode incrementar no nosso negócio para encantar as clientes. Então vamos as 7 dicas para vender mais peças artesanais!



Tenha metas de vendas

Metas de vendas não são apenas para grandes empresas, na verdade, as pequenas empresas precisam ainda mais ter uma meta de venda diária, semanal e mensal, porque você têm despesas fixas para honrar, certo? E como você vai criar o dinheiro que precisa se não tiver uma meta? Já ouviu aquela frase 'quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve?' Essa frase se aplica para este contexto também. Quem não sabe quanto quer, qualquer coisa serve e esse é um pensamento não muito profissional.


Para isso, uma coisa importante é sempre estar em contato com as clientes, fazendo a sua marca ser vista e lembrada. Sabe também aquela cliente que gostou muito de uma peça mas não comprou? Essa cliente ainda continua sendo uma oportunidade para você. Pegue o contato dela, [na verdade, tenha o contato de todas elas] envie foto do produto que ela gostou, ofereça um desconto, boas condições de pagamento e convença-a a comprar mas com bons argumentos de venda. Mostre os produtos certos para os clientes certos.


Essa história de empurrar coisas nas clientes ou implorar, só afasta as clientes de você. Se você acredita nos seus produtos, simplesmente apresente seus diferenciais, trabalhe e se empenhe por uma venda, nunca deixe uma oportunidade passar.



Monte Kits

Montar kits ou conjuntos de bijuterias equilibra o preço para o cliente, e te ajuda a vender mais. Como citei no post 'Como precificar a sua peça de miçanga?' Na visão do cliente pagar 49 reais por um par de brincos pequenos pode parecer caro, mas se você vender junto 1 pulseira de uma volta por apenas mais 90 centavos, o valor agregado do seu kit muda. Uma pulseira simples você faz em menos de 10 minutos e não gasta muita miçanga, principalmente se as miçangas forem grandes. Então a cliente que comprar o kit (Par de brincos + pulseira) por 49,90 sente que a sua compra foi vantajosa. Você concorda?


Equilibrar uma peça mais cara e demorada com outra peça mais barata e mais rápida de ser feita, equilibra o valor percebido pela cliente, e é exatamente essa sensação que a gente quer a nossa clientela sinta. Faça cálculos e teste alguns kits ou outras promoções como: compre e ganhe ou nas compras acima de X reais o cliente ganha outra coisa.



Invista no Relacionamento

Resumidamente, o relacionamento é a forma como você lida com a sua cliente de forma proposital e estratégica. O bom relacionamento com a cliente pode ser fator determinante para manter a sua empresa de pé. O relacionamento é muito importante, é através dele que as suas consumidoras vão tirando conclusões sobre a sua marca.


Como a cliente se sente quando está em contato com a sua marca, só depende de você. Como ela é tratada na hora da compra, quando tem uma dúvida, quando quer reclamar de uma peça, ou etc. Se ela for tratada bem só na hora da compra e quando a cliente volta para reclamar de alguma questão, você a deixa sem resposta ou esperando muito tempo, o que ela vai pensar? A cliente vai chegar a conclusão que ela só foi considerada na hora da compra, e depois ela já não importância para a sua empresa. Ela vai sentir que vocês tem um relacionamento casual, e não um relacionamento sério. E com certeza não é assim que você vai fidelizar suas clientes.


Trace ações para cada interação que pode acontecer entre as clientes e a sua marca e se planeje de forma estratégica para cada uma dessas interações. A construção da sua marca e a sua reputação é feita no dia a dia. Cuide bem das suas clientes, principalmente quando elas voltarem com feedbacks negativos, transforme este contato em oportunidade de fidelizar.



Tenhas boas referências e depoimentos

Continuando o que falamos no tópico acima, quando você investe em um bom relacionamento isso volta diretamente para você. Hoje, com a internet acessível para todo mundo, é muito provável que uma cliente que não conheça a sua empresa, queira ter certeza sobre a qualidade do seu trabalho, sobre a garantia, e a satisfação de outros clientes.


Ter referências boas e depoimentos daquelas suas clientes fieis é muito importante, peça para as suas clientes te escreverem um depoimento sobre o que acharam das peças que compraram na sua empresa, ter boas referências é um ótimo argumento de marketing e aumenta nas suas vendas.


Com certeza, a cliente que vai fazer a primeira compra com você ficará tranquila ao ver o grau de satisfação de outras clientes. E se em alguma rede social ou outro lugar na internet existir algum comentário negativo, não tem importância, desde que o problema seja resolvido e que você interaja com as suas clientes no mundo online.



Tenha um diferencial

O diferencial competitivo é algo que só você tem ou faz melhor que os outros.

Muitos fatores podem diferenciar o seu negócio, como: preço, marca forte, atendimento, o uso de matérias-primas sustentáveis e naturais, enfim... por que as pessoas preferem comprar de você? Pergunte delas, talvez você tenha um diferencial genial e nem tenha se dado conta.


Caso você ainda não tenha feito, faça o seu plano de negócios e a análise SWOT do seu negócio, e quando você descobrir o que seu negócio tem de único, não exite e conte para todo mundo, divulgue em todas suas redes sociais e deixe claro para a cliente o que ela ganha ao comprar de você. Com certeza, você tem algo muito especial e as pessoas estão ansiosas para saber disso.



Tenha perfis nas redes sociais

Nos dias de hoje é impossível ficar fora das redes sociais. Primeiro, porque com certeza as suas clientes estão lá, e as pessoas de maneira geral passam no mínimo 1 hora e meia conectadas a alguma rede social, isso é muito tempo. Para criar um perfil no Facebook, Instagram ou Pinterest você não paga nada, as redes sociais tem recursos muito legais para divulgar as suas artes e por meio delas mais pessoas podem achar o seu negócio e comprar de você.


Muitas pessoas fazem isso, e obtém muito sucesso. A tecnologia chegou para facilitar a nossa vida, e as redes sociais são um excelente espaço para venda, divulgação, atendimento, construção de marca, etc. Vender para qualquer parte do Brasil é possível, enviando a mercadoria pelos correios. Se você não tem perfil nas redes sociais faça urgentemente. É crucial para o seu negócio estar nas redes sociais.



Seja honesta sempre

É bem óbvio isso, mas é um assunto que vale a pena ser conversado. Porque muitas empresas ainda têm medo de assumir seus erros e acabar 'queimando o filme' com as clientes.


Errar é normal e até aceitável por parte dos clientes, a maioria dos clientes compreendem isso, o que os clientes não aceitam é quando um problema não é resolvido e a empresa não assume o erro. Isso a cliente não tolera, e uma cliente insatisfeita tem 10 vezes mais chances de falar do ocorrido para outras pessoas, do qeu uma cliente satisfeita, sabia disso?


Então seja honesta sempre com as suas clientes. Errou, assuma o erro, peça desculpas, resolva o problema, dê um brinde ou um desconto para amenizar a situação. Conquistar e reconquistar os clientes são exercícios de rotina na sua empresa. Invista no relacionamento, na transparência e na honestidade, os clientes amam e valorizam muito isso. A transparência ajuda a vender mais, e faz com o que o cliente confie ainda mais em você.


O que acharam das dicas para vender mais? Talvez algumas dessas dicas nem tenham passado pela sua cabeça, mas são coisas para se atentar, anotar e colocar em prática. Qual delas você mais gostou?

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