top of page
  • Foto do escritorRedação

Como saber se a sua peça é prata verdadeira?

Atualizado: 29 de jun. de 2021


Com certeza você já quis comprar uma peça de prata autêntica e acabou levando algo falso. Acho que isso já aconteceu com a maioria de nós. As vezes durante uma compra não conseguimos distinguir uma peça verdadeira de uma falsa, porque a luz do ponto de venda pode interferir, o argumento do vendedor e outras variáveis, mas agora você vai saber como identificá-las e comprar sem dúvidas.


Selo de garantia

Este sinal é o mais básico de todos, normalmente as peças verdadeiras já vem com garantia por um determinado período, e o raciocínio é muito simples: se o vendedor dá garantia é porque ele atesta a qualidade da peça. Se algum vendedor te der um certificado em alguma peça falsa, você vai trocar e isso não é bom para ele. Logo, este é o primeiro indício que a peça é confiável.


Flexibilidade

A prata é quase mole, e isso pode te dar a sensação de que a peça não tem qualidade, mas na verdade é o oposto disso. A prata é maleável, então se você conseguir mexer na sua forma, ela tem grandes chances de ser prata esterlina ou pura.


Cheire a peça

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo, a prata original não tem cheiro. Então, se você sentir algum cheiro provavelmente é o cheiro de algum outro metal, mesmo a prata esterlina contendo 7,5% de cobre, ela não deixa cheiro, já que a quantidade é muito pequena.


Teste químico

São vários tipos de teste que você pode fazer para saber se a sua peça é verdadeira ou falsa. Você pode usar uma gota de pomada de enxofre, se o local ficar com uma manchinha azulada, é verdadeira (a manchinha sai), ou use a amônia, se a sua peça ficar escura, ela não é de prata pura ou esterlina. Ou passe o giz na peça, se ela ficar escura é verdadeira. Também existe o teste com água sanitária, vinagre e muitos outros elementos químicos.


Ovo cozido

O ovo contém aminoácidos de enxofre que reage imediatamente com a prata. Ferva o ovo normalmente em uma panela, depois de cozido, esfregue somente a gema do ovo na sua peça prateada, se a peça ficar escura, a prata é original.


Fazer um risco na parede

Faça um risco numa cerâmica ou parede com a peça, se a parede ou a cerâmica ficarem com o risco preto, este preto muito provavelmente é da grande quantidade de metal na peça. A prata original não deixaria risco.


Teste do gelo

A prata gera mais calor do que todos os outros metais. Então pegue dois cubos de gelo, coloque um cubo de gelo em cima da joia que quer testar e outro ao lado, em cima de qualquer superfície neutra, se o cubo de gelo que está sob a prata derreter mais rápido que o outro a prata é verdadeira.


Imã

Esse é um dos testes mais fáceis, o imã atrai praticamente todos os tipos de metal, mas a prata e o ouro são metais chamados não ferrosos. Aproxime a peça ao imã, se não atrair a prata é original.


Teste do Som

A prata pura ou esterlina faz um sonzinho bem agudo quando você bate uma prata na outra, então se quando você fizer isso e o som for bem agudo como um sino, a prata é verdadeira.


Levar a um profissional

Se for mais prático, leve a peça a um profissional avaliador de joias, esse profissional tem que ser certificado e além de avaliar a qualidade da peça ele pode dizer o quanto ela vale.


Comprar kit de teste

Existem kits prontos com vários itens para você testar a sua prata, e são muito fáceis de ser encontrados na internet. Os testes a base de ácido são ótimos para testar prata pura. Caso tenha dúvida sobre a qualidade do objeto, você vai precisar de uma lixa pequena de joalheiro para descascar a prata e revelar a camada inferior, por isso, o kit também é uma boa ideia.


Espero que este post tenha ajudado a esclarecer a algumas dúvidas sobre como saber se a sua peça é prata verdadeira. Me conta nos comentários como você faz para testar a qualidade das suas peças.


bottom of page