top of page
Foto do escritorRedação

Como impedir que peças metálicas desbotem?

Atualizado: 6 de mai. de 2020



Não tem nada pior do que comprar miçangas ou peças metálicas e ela debotar em pouco tempo, não é? Aquele arrependimento, bate na hora. Mas isso a partir de agora não será mais um problema para você. Abaixo vou dar algumas dicas preciosas para que as suas compras durem mais.


Se você cria peças de miçangas, a primeira dica que dei neste post, é a de você não misturar miçangas metálicas com miçangas de outros acabamentos, como plásticos, por exemplo. Deixá-las misturadas estraga tanto um material quanto outro.



Por que as miçangas de metal podem estragar?

A primeira causa, como já citado, é misturar os diferentes tipos de materiais. Cada material tem substâncias e químicas distintas e o contato em local fechado, pode afetar a qualidade.


O segundo motivo é quando inocentemente usamos maquiagens, cosméticos e perfumes, porque essas substâncias também possuem química, e ao entrar em contato com o acabamento metalizado pode ocorrer reações químicas e isso pode desgastar a sua bijuteria.


O terceiro motivo é o suor da pela e o simples hábito de lavar as mãos e enxugar as suas mãos com toalhas, se você tiver usando pulseiras e anéis, eles se estragarão com muita facilidade. Então quando precisar lavar as mãos, retire as bijuterias, e com as coloque de volta quando as mãos e pulsos estiverem secos.


O quarto motivo, talvez nem passe pela sua cabeça, mas a nossa pele possui um alto nível de acidez interferindo da mesma nos metais, ou seja, você nem precisa fazer nada para que elas tenham a chance de ficar velhas rapidinho, e essa é uma notícia muito ruim para nós.


Com certeza, você não quer nenhuma cliente reclamando que comprou uma peça de má qualidade, não é mesmo? Então, dito os motivos que estragam a sua biju, vamos para a solução! Não se preocupe, essas dicas vão impedir o desbotamento das miçangas metálicas, tingidas e galvanizadas.



Como aumentar a durabilidade das suas joias de miçangas

1. Revista as suas miçangas com tinta acrílica transparente em spray quando elas estiverem soltas, antes mesmo de começar a colocá-las no fio. Despeje as miçangas em um saco plástico com zíper, aplique tinta spray no saco e, em seguida, agite bem. Assim as miçangas serão revestidas uniformemente. Depois de terminar a pintura, despeje-as com cuidado em uma folha de plástico separada. Faça isso em um local aberto e arejado, depois jogue o saco plástico com zíper fora.


2. Use cera acrílica para piso, elas são ótimas para fortalecer a linha ou náilon, e também funciona muito bem para miçangas descoloridas recuperarem a vida útil. Use um prato fundo para fazer o 'mergulho' dos fios e miçangas, depois seque-as com papel toalha, tente não respirar a cera. Esse processo pode demorar um pouco, mas não se apresse e deixe-as secar em paz. : )


3. Tente comprar os melhores metais para joias, seja os similares a ouro, platina, paládio, prata esterlina, aço inoxidável, etc. Mesmo que seja um pouco mais caro, você ganha tempo, porque não vai precisar fazer os processos acima e nem gastar com eles, talvez no final, até compense mais financeiramente já comprar as miçangas com um acabamento mais durável e de alto brilho.



Dê preferência ao aço inoxidável

As miçangas de metal em aço inoxidável tem a qualidade mais alta e possuem durabilidade muito maiores do que as miçangas que são tingidas, até porque as miçangas tingidas tem maior chance de ter alguma falha na cobertura das miçangas.

A durabilidade diminui quando não se mantém o acabamento, embora seja difícil controlar todo o processo de fabricação das miçangas tingidas com metais, é possível manter a longevidade de suas miçangas.


As miçangas tingidas em certas cores, como rosa, roxo, vermelho e laranja, normalmente desaparecem mais rapidamente do que outras cores, principalmente quando entram em contato com a pele. Assim, cores brilhantes são arriscadas para colocar nas suas joias, mesmo assim, se arrisque, continue experimentando, não deixe isso te impedir de criar peças lindas, criativas e com muita personalidade.


Você tem mais alguma dica de como conservar as miçingas metálicas? Compartilha comigo, quero saber como você faz!

bottom of page