top of page
Foto do escritorRedação

Como fazer uma linda composição para sua fotos?



A composição fotográfica é simplesmente a organização dos elementos visuais nas suas fotos, sempre deve haver um tema principal, o periférico e algum outro elemento de fundo que compõem a sua fotografia e a deixa mais bonita e ornada.


O sucesso das suas imagens depende de um bom planejamento da organização de todos os elementos, o equilíbrio e a harmonia entre os itens chama-se composição fotográfica. Essa técnica bem executada, eleva o nível das suas fotos, de uma foto amadora para uma foto profissional e vendedora! ;) Se for usar o celular para tirar suas fotos, não perca essas 10 dicas incríveis.


Abaixo vou te dar dicas importantes para que o seu cenário fotográfico fique de tirar o fôlego.



1. Conte uma história

Em outro post eu mencionei que por trás de cada artesanato sempre há uma história e uma motivação, cada peça pela sua exclusividade e originalidade carregam em si uma essência e isso você deve levar em consideração na hora de compor o cenário para a sua foto. Isso também é chamado de conceito da foto.


Tente mostrar um ambiente que seja o natural daquela peça, ou seja, por quê e para quem ela foi criada, por exemplo: uma joia luxuosa de cristal swarovski fica mais vendável se a joia tiver em um contexto de luxo, com um fundo preto ou azul marinho, com outros elementos luxuosos de fundo. Já se a peça for uma biojoia, que são feitas com elementos retirados diretamente da natureza, objetos como madeira, pedras, e um cenário ao ar livre comunica muito bem a essência daquela joia.



2. Regras para composição

É claro que o 'olhar doce' do fotógrafo faz a diferença na essência da foto, mas também no mundo da fotografia, existem 3 regras de ouro, que são técnicas básicas para uma boa foto. Elas são: a regra dos terços, regra áurea e a regra das metades. Então vamos para cada uma delas:


2.1. Regra dos Terços

Neste poste eu dei 10 dicas de fotografia com o celular para deixar suas artes mais atraentes, é a regra mais básica das três, é um pouco parecida com a regra áurea, ela utiliza linhas como base para o objeto principal da foto ficar bem posicionado em um dos quadrados imaginários, não obrigatoriamente no quadro do meio, mas em algumas das interseções das linhas.


Elas dividem a tela em 9 quadros, onde 3 linhas estão na vertical e 3 linhas na horizontal, e os pontos de interseção são os cruzamentos das linhas.


2.2. Regra Áurea

É usada em várias áreas do conhecimento além da fotografia, a regra áurea, também é conhecida como proporção áurea e está presente até na natureza. A regra áurea serve para que o objeto principal da sua foto esteja nos 'pontos do poder', que é justamente o posicionamento primário perfeito dos elementos principais, secundários e os de fundo do seu cenário.


Quando o elemento principal está em um desses pontos de poder, a sua foto fica equilibrada e bem dimensionada. Usando a regra áurea como princípio, as suas fotos vão ficar harmônicas e com a estética bonita.


Essa regra é uma linha perpendicular a partir do ponto superior da tela em ângulo reto, até um traço diagonal. A região da imagem onde as linhas se cruzam, são os pontos mais poderosos da sua foto.

2.3. Regra das Metades

Na regra das metades, as linhas traçadas na imagem é apenas uma, dividindo a sua tela pela metade, na mesma proporção, essa linha pode dividir a sua tela tanto na horizontal ou vertical ou diagonal.


Dessa forma, o elemento principal ganha grande destaque, ocupando a maior parte da tela. A beleza da regra das metades na sua composição é deixar metade limpa para contrastar com o objeto principal, usar tons de cores opostos são bem-vindos para o contraste ficar ainda mais bonito.



3. Padrões, repetições e ritmo

Os nossos olhos são atraídos por padrões e formas geométricas perfeitas, quando nas fotos elas são repetidas, e quando seguem uma lógica organizada os nossos olhos encontram 'prazer' nisso e se torna algo agradável de ver, mesmo que nem saibamos o por quê.



O ritmo das fotos e a repetição de padrões são recursos poderosos para uma foto prender a atenção da sua cliente, então use essa técnica. Inclusive, bijuterias são ótimos elementos para criar essa sensação, já que muitas peças de miçangas seguem um mesmo ritmo, repetição e padrão. Quando o olho humano percebe um padrão, ele tende a querer 'conferir' cada elemento repetido, ou seja, o cliente ficará observando a sua foto, o que é excelente.


Essas são apenas algumas dicas para que as suas fotos fiquem lindas, profissionais, e ainda mais vendáveis. Fotografar uma boa imagem, vai além de apertar um botão. Explore técnicas e aplicativos que vão ajudar as suas artes a ficarem valorizadas nas fotos tanto quanto pessoalmente.


Como você tira as fotos das suas joias? Me conta e vamos trocar ideias e experiências! ;)








Comments


bottom of page