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Como criar embalagens perfeitas para os seus produtos artesanais?

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 18 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 6 de mai. de 2020



Já pensou em como você vai entregar o seu produto artesanal para a sua cliente?

Saiba que é crucial entregar o seu produto em uma embalagem bonita e especial, assim como a peça que você vende! Por isso, precisamos valorizar a bijuteria criada e não entregá-las de qualquer maneira. Uma embalagem bonita valoriza a sua marca e produto. Quanto mais você encanta uma cliente mais são as chances dela comprar novamente de você!


O seu papel como dona do negócio, é garantir que as embalagens engrandeçam a peça comprada, a embalagem deve representar exclusividade, criatividade, sustentabilidade, e ter o seu toque, a sua essência. Os valores da sua marca devem estar representados na embalagem.


Então, vamos para as dicas:



Marca

É hora de colocar personalidade nas suas embalagens por meio da sua marca. A sua marca reflete a essência da sua empresa, e essa assência deve estar estampado no máximo de lugares e para o máximo de pessoas. Escolha um lugar para imprimir seu logo, nome, site, telefone ou cartão de visita. Pense na embalagem de forma estratégica, até mesmo como um canal de mídia, afinal quando você ganha um presente interessante, você quer mostrar para as pessoas mais próximas, não é? Com isso mais pessoas conhecerão a sua empresa.



Design

Quando eu falo de design, estou falando de organização, no espaço que a embalagem oferece, a sua logo, as suas informações vão ocupar quanto do espaço da embalagem? Além disso, a sua embalagem tem que combinar com o seu produto. Por exemplo: uma joia de luxo não pode ser embalada em um sacolinha plástica. Nem uma biojoia que vem diretamente da natureza, ser envolta em embalagem de plástico, que destrói a natureza. A sua embalagem é a extensão do seu produto, e elas devem interagir muito bem.



Padronização

Você deve manter um padrão para cada item. Por exemplo: a embalagem de um anel não deve ser a mesma de um colar, claro que precisam ter tamanhos diferentes e proporções diferentes. Vvocê deve ter um padrão de tamanho da sua embalagem de acordo com o peso do produto e a quantidade do produto a ser entregue.

Todo mundo percebe quando uma pessoa está usando uma roupa apertada demais ou larga demais, não é mesmo? Da mesma forma as pessoas vão perceber quando algo estiver fora do lugar. Pensar nisso é importante para que você não acabe entregando uma embalagem maior que o necessário e desperdice dinheiro.



Material

Hoje em dia, ser ecológico é quase que uma obrigação. Além de agregar mais valor a sua marca, usar embalagens que possam recicladas, como o papel e o papelão estão em alta. Quando você deixa claro para a cliente que a embalagem pode ser reciclada, isso te deixará um passo a frente dos concorrentes. Não será difícil encontrar fornecedores de embalagens ecológicas perto de você.



Funcionalidade

Sua embalagem e apresentação devem ser criativas e memoráveis ​​o suficiente para oferecer uma experiência incrível para a sua cliente, mas além da beleza, a funcionalidade é muito importante, elas devem ser funcionais o suficiente para servir a seu objetivo. Cuidado para não exagerar nas colas ou nas fitas adesivas, fazendo com que a cliente tenha que destruir a sua tão elaborada embalagem para pegar a peça que está dentro. Teste as embalagens e como elas estão funcionando. Se imagine no lugar da cliente abrindo a embalagem. Tenha certeza de que a embalagem é resistente o suficiente e fácil de abrir e fechar.



Brinde

Se for a primeira compra da cliente com você, vale a pena caprichar ainda mais. Como ela ainda não te conhece, é claro que ela avaliar todos os detalhes na primeira compra, e aí está a sua chance de conquistá-la para sempre. Aproveite para colocar junto algum cupom promocional para a segunda compra dela, um brinde, ou algum folheto explicando como conservar a peça, ou um cartão de garantia do seu produto. Não precisa ser um brinde que custe caro, muito menos outra peça de brinde. Apenas um mimo e gesto de cuidado com a sua cliente. Aproveite a oportunidade! Pense no que deixará a sua cliente feliz, todo mundo ama brindes.



Marketing

Aproveite que você tem uma linda embalagem e mostre para todo mundo. Divulgue no Instagram, Facebook, Whatsapp, Pinterest, na sua loja virtual e onde mais você achar que deva estampar a sua embalagem. Tire fotos das embalagens e produtos, também faça vídeos do processo de empacotamento. Isso chama a atenção e deixa o seu negócio mais transparente. Isso é diferencial e se as suas clientes conseguirem ver o seu produto embalado pelas fotos, elas poderão enxergar o seu produto como um presente pronto para ser entregue.



Toque final

Pense no que você pode adicionar à sua embalagem para dar o toque final perfeito. Pode ser um laço bem embrulhado, alguns confetes, um toque de cor, palha, uma nota de agradecimento escrita a mão mesmo ou qualquer coisa que acrescente uma sensação de exclusividade e cuidado.


Ao fazer uma boa apresentação do seu produto, todo mundo ganha. Encantar a cliente da maneira correta, de forma positiva, significa que ela tem mais chance de voltar e de te recomendar para as amigas. Mas cuidado com os exageros. Planeje, faça as contas, precifique o seu produto e a embalagem da maneira correta para não prejudicar a sua margem de lucro.


Espero que tenham gostado dessas dicas e qualquer dúvida, deixa nos comentários!


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