Saber que você tem que ficar de olho nos seus concorrentes, isso você já sabe, mas você realmente entende o motivo de fazer isso e como fazer da maneira certa?
Na rotina de grandes empresas a análise de concorrentes é muito comum. Analisar a comunicação com os clientes, os diferenciais, o desempenho e as estratégias dos seus concorrentes faz com você tenha uma visão mais clara do seu próprio negócio, te faz ver como você está em relação a eles e quais as opções que o seu cliente tem na hora que ele escolhe de quem comprar.
Então vamos de uma vez por todas, aprender a fazer na prática essa análise:
1) Conheça bem o mercado
Conhecer bem o mercado é fundamental para o sucesso do negócio, isso te faz ficar a frente deles e existem 2 tipos de concorrentes que você deve ter em vista:
1.1) Concorrentes diretos: São aqueles que fazem exatamente o que você faz, que vendem os mesmos produtos, tem o mesmo público-alvo e atuam na mesma região, ou seja, concorrem diretamente com a sua empresa.
1.2) Concorrentes indiretos: São aqueles que possuem produtos semelhantes aos seus, que têm o mesmo público-alvo e mesmo que não atuem geograficamente na mesma região que a sua, podem ofertar produtos para o seu público, por meio da internet, e fazer entregas via correios, por exemplo.
2) Defina os seus concorrentes
Se você está começando o seu negócio agora, pesquise e procure saber quem são os seus concorrentes (diretos e indiretos). Faça uma lista de todos os que você encontrar. Uma boa dica após descobri-los é se fazer as perguntas:
- Quais produtos eles vendem?
- Qual público eles atingem?
- Onde eles atuam?
- Como os clientes enxergam essa marca? Do que mais gostam? Do que não gostam?
Quando você tiver respostas para essas perguntas, você já estará no caminho.
3) Análise SWOT
É uma sigla em inglês que quer dizer Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, o termo traduzido para o português é o FOFA Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças
Neste quadro você lista as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças para o negócio.
No ambiente interno, você vai listar os componentes da sua empresa como está hoje, como de fato elá é, e não o que você planeja que vai ter no futuro.
- FORÇAS: O que a sua empresa tem de bom/forte? O que é uma vantagem competitiva frente aos concorrentes? O que só você tem que os outros não tem? Você compra sua matéria-prima com descontos exclusivos? Qual aspecto do seu negócio de tá segurança?
- FRAQUEZAS: O que a sua empresa tem de ruim/fraco/incompleto? Suas técnicas são refinadas? Sua matéria-prima é de qualidade? Você realmente tem bons lucros ou ficam quase elas por elas? Qual o problema que você enxerga no seu negócio?
Agora vamos lidar com o ambiente externo, ou seja, as características de mercado que são mais abrangentes, e que dificilmente você tem controle sobre essas coisas:
- OPORTUNIDADES: São as oportunidades externas que trazem vantagem, por exemplo: mercado de artesanato aquecido no Brasil, fornecedores com boas condições de pagamento, crédito disponível para artesãos, políticas públicas que fomentam o setor, um nicho ainda não explorado, mas que você vê como uma oportunidade, e outros aspectos semelhantes.
- AMEAÇAS: São as ameaças externas, por exemplo: alguma mudança na legislação, alta do dólar que talvez influencie no valor de compra dos seus insumos, a entrada de um grande concorrente no mercado, até mesmo o crescimento do desemprego é um fator a ser levado em consideração, já que faz com que as pessoas comprem menos.
Todas essas questões podem comprometer os bons resultados da sua empresa, por isso, é importante não deixar essas questões distantes dos seus olhos.
Aproveite o modelo do quadro acima e comece já a preencher com as informações da sua empresa e do mercado. Minha dica é que você faça com post its para facilitar e remoção e a inclusão dos itens com mais praticidade.
3) O que deve ser analisado
Para começar, escolha apenas alguns aspectos para analisar, porque na verdade a lista é infinita e este trabalho deve ser constante, por isso, foque no que você considera mais importante, alguns exemplos são:
- Produtos
- Preço
- Região de atuação
- Redes Sociais
- Faça uma pesquisa
Como você teve ter percebido, ao longo deste post existem muitas perguntas e elas são poderosas para obter as respostas certas, então pergunte aos seus clientes o que eles acham dos seus produtos, do seu atendimento, e a percepção que eles têm dos seus concorrentes. Pode ser que você ouça coisas que não te agradem, mas não importa, o objetivo é justamente a melhoria do seu processo. Ouça de coração aberto e não leve qualquer crítica para o lado pessoal.
4) Implante as melhorias
Depois de todos os exercícios que foram citados acima, é hora de se debruçar nas informações, preencher quadros e planilhas, concluir em qual ponto você pode crescer e aproveitar as oportunidades de mercado, também leve muito a sério os seus aspectos fracos e as ameças de mercado, essas questões podem inviabilizar o seu negócio, se você não driblar os desafios.
Empreender é mesmo um jogo cheio de desafios e o objetivo é vencer.
Faça uma análise bem cuidadosa e se destaque no mercado. Com certeza, o seu negócio tem características únicas e valorosas. O conhecimento é sempre o caminho para o sucesso!
Comments