top of page
  • Foto do escritorRedação

Comece seu negócio do zero com esses primeiros 6 passos

Atualizado: 23 de abr. de 2020


Em 6 passos você terá uma visão muito mais ampla do seu negócio, de como se inspirar para tirar suas ideias do papel e transformar em realidade. É possível viver de artesanato, mais especificamente de miçangas, mas as vezes só de pensar no tanto de coisas que precisam ser feitas, bate aquele desânimo, não é mesmo? Mas não se preocupe. Abaixo te explico como começar o seu próprio negócio de miçangas.


Antes de tudo, você precisa acreditar e saber que é possível sim viver de miçangas.

Como todos os trabalhos, você terá que trabalhar e muito. Se você nasceu para ter um trabalho com horário de entrar e sair, com certo conforto e regalias talvez ter um negócio nesta área não te deixará feliz. Já se o perfil é mais empreendedor, se você lida bem com pessoas, se gosta de atender prazos e principalmente negociar, pode ser que este negócio seja para você.


Vou explicar abaixo o que é preciso para começar ou pelo menos ter certeza de que isto é ou não para você. Então, vamos lá!




1° CAPACITAÇÃO

Antes de tudo é necessário muito estudo e preparo. Saber criar bijuterias, ou aplicar as miçangas em roupas e objetos não é o suficiente, ser criativa e produzir peças maravilhosas também pode não ser o segredo do sucesso.


Para transformar os seus dons em negócio lucrativo, você terá que aprender a olhar para a sua produção como uma empresa. Você de forma profissional, aprender a:

- Comprar sua matéria prima

- Precificar o valor da sua peça, levando em consideração: transporte, tempo, energia, custo da compra, margem de lucro e outras vertentes.

- Fluxo de caixa

- Gestão de estoque

- Estratégia de Vendas

- Marketing e divulgação

- Calcular margem de lucro

Esses são apenas alguns itens do que você precisa saber, entender e praticar no seu dia a dia para sair do amadorismo e ter um negócio profissional e o melhor de tudo..lucrativo!




2° FORMALIZE-SE

Se você vai viver desta atividade é muito importante ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) com ele você pode emitir Notas Fiscais para os seus clientes, sejam esses clientes pessoas físicas ou outras empresas. Você pode começar se formalizando abrindo um MEI (Micro Empreendedor Individual) Inclusive no MEI já existe uma categoria para artesãos.


Para obter um é fácil, rápido e gratuito, é só acessar o site e completar o seu cadastro, além disso, você pode pagar mensalmente uma taxa entre 50 a 60 reais por mês, referente a sua previdência social. Os direitos desta formalização são: afastamento por problemas de saúde, auxílio-maternidade e direito a se aposentar.


Essa modalidade é ideal para quem está começando o seu próprio negócio, porque você pode ter um faturamento anual de até 81 mil reais, ou seja, até R$6.750,00 por mês e quando você ultrapassar este valor, você pode migrar para outras categorias.




3° CONHEÇA BEM OS SEUS CONCORRENTES

Ao contrário do que você pode estar pensando, os seus concorrentes não são apenas as outras pessoas da sua região que também vendem 'coisas de miçangas'. Analisar a concorrência é ir além, é estudar casas de bijuterias, lojas de presentes, talvez até roupas, você sabia disso? Porque se a sua cliente quer dar um presente para uma amiga, este presente tanto pode ser uma roupa ou com um maxi colar de miçangas, não é mesmo?


Além disso, você não pode deixar de lado os marketplaces que vendem produtos semelhantes aos seus pela internet e entregam em todo o Brasil, eles também são concorrentes seus, afinal, a sua amiga que sempre compra de você pode um dia comprar deles e deixar de comprar com você se eles oferecerem melhores condições de pagamento, se forem de marcas famosas, preço justo, comodidade, etc. Mas não se assuste, os concorrentes têm a sua importância para deixar o mercado vivo e competitivo. A análise de concorrentes é fundamental para o seu plano de negócios, neste post eu explico a importância do plano de negócios.




4°CONHEÇA BEM O SEU PÚBLICO

O seu público não é só aquela sua amiga, vizinha ou parente, as outras empresas podem se interessar pela suas obras de arte e revender para os clientes delas, e isso é demais! O modelo consignado funciona muito bem, você deixa o seu material na loja à disposição dos clientes, o que for vendido na loja parte fica com você e parte com a empresa, a proporção disso fica a critério de negociação entre vocês, e para isso, você precisa também entender sobre este público.


Hoje em dia está mais fácil entender o seu público, graças as ferramentas de marketing digitais e anúncios, como o google ads e o facebook ads que disponibilizam para as empresas dados sobre o comportamento de compra e interesses das suas possíveis compradoras. Você pode usar os estudos online, como o Ebit, por exemplo, que também analisa o comportamento das pessoas na internet.


Com as informações em mãos, agora é traçar a melhor estratégia de promoção, solução e fidelização das suas clientes.



5° COMO FAZER O SEU PÚBLICO COMPRAR DE VOCÊ?

Tenha um diferencial, tenha algo que só você tem/faz melhor que os outros. Você já se perguntou o motivo pelo qual as pessoas comprariam de você e não de outra pessoa? Você, quando está no papel de cliente, o que te faz comprar em determinado lugar e não no outro? Localização, formas de pagamento, preço, comodidade, qualidade superior, o quê?


As pessoas são boas em fazer comparações, e com certeza elas estão a todo momento comparando o seu produto aos de outros empreendedores, por isso, a importância de sempre olhar o que concorrente está oferecendo para que você possa estar bem posicionado no mercado. Se você não enxerga nenhum diferencial nos seus produtos é hora de refletir sobre isso e criar um o quanto antes. São as várias as motivações na hora da compra, então, leia este post que aprofunda mais este assunto.



6° MARKETING E DIVULGAÇÃO

Como sou publicitária, para mim essa é a parte mais legal, mas vou segurar a minha empolgação. ;)

Você pode ter peças incríveis, ser excelente no que faz e ter diferenciais fortíssimos, mas se ninguém souber disso, do que adianta? Gerenciar o marketing e a publicidade do seu negócio não é tão simples, é necessário traçar boas estratégias que estejam ligadas ao objetivo do seu negócio.


Por exemplo: se o seu negócio é novo e você quer que conheçam a sua marca, todo o seu objetivo de comunicação deve ser para comunicar isso, de forma planejada, consistente e clara, aos poucos você vai construir a reputação da sua marca, ou seja, como você quer as clientes te reconheçam? Este é apenas um exemplo de objetivo de marketing, existem muitos outros que vão fazer sentido para você com o passar do tempo.


Além disso, saber divulgar nas plataformas digitais, como sites, blogs, redes sociais, marketplaces e outros canais é fundamental para que o seu negócio seja conhecido e convidativo. Não perca tempo e estude sobre as possibilidades que o marketing no mundo digital pode trazer de benefícios reais para o seu negócio. (Aqui mesmo no blog tem muito conteúdo sobre isso).




7° APRENDER E REPETIR

Esse aprendizado que é relativamente novo, é mais ouvido no mundo das startups e empresas de tecnologia, mas o conceito serve até mesmo para um negócio artesanal.


Depois que você seguiu todos os passos acima e tem uma visão mais consolidada do seu negócio e de onde ele está posicionado no mercado, o momento é de recapitular e analisar as lições aprendidas em todo o processo. Você deve se perguntar: o que deu certo? O que deu errado? Por que deu certo ou errado? O que você pode fazer diferente em cada etapa do seu negócio?


No momento que estamos envolvidas com as atividades, as vezes deixamos detalhes importantes passarem batidos, e não tem problema, contanto que constantemente você tire um tempo para refletir sobre o processo e aprender, afinal, estamos sempre aprendendo coisas novas e nos aperfeiçoando e com certeza esse desenvolvimento é umas delícias de empreender, se desafiar e crescer.


Essa pode não ser a receita completa do sucesso, mas com certeza é parte dela. Então siga firme, você está no caminho, ainda que agora você esteja perdida neste momento ou 'sentindo as dores do crescimento'.



bottom of page