A venda consignada é uma boa opção para o seu negócio? Descubra aqui!
- Redação
- 22 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 12 de mai. de 2020

Vender mais e de forma constante é um desafio diário. Inclusive, aqui tem 7 dicas para vender mais peças artesanais, além dessas dicas, hoje vamos falar da venda consignada, um arranjo comercial muito interessante e pode alavancar as vendas da sua empresa, vamos entendê-la para descobrir se ela faz sentido para você. Abaixo vou explicar o que é e quais são as suas vantagens e desvantagens.
O que é venda consignada?
A venda consignada é um modelo de vendas entre dois vendedores, onde o primeiro vendedor que normalmente também é o fabricante, deixa os produtos à disposição para um segundo vendedor, que normalmente é um revendedor com um ponto físico bacana e com bom fluxo.
O fabricante leva os produtos até o revendedor e os deixa lá para que sejam vendidos, mas ainda não é uma transação de compra e venda. O fabricante ainda continua sendo o dono da mercadoria, e só recebe o valor pelas bijuterias quando a venda for feita para o cliente final, ou seja, se o revendedor não vender nada, nenhuma das duas partes ganham. Se houver venda para o cliente final, os dois ganham, e a porcentagem é negociada em cada caso.
É muito comum encontrar fabricantes e revendedores que trabalham com venda consignada, e a cada mês o revendedor deve prestar contas ao fabricante para que eles façam juntos o balanço de vendas e se for o caso, o fabricante recolhe mercadorias ou renova o estoque deixado.
Quais as vantagens da venda consignada?
Ponto de venda
Uma das principais vantagens são os vários pontos de venda onde as suas artes podem ser expostas, muitas marcas grandes pagam caro para outros estabelecimentos grandes pelo espaço de exposição do produto, ou seja, você terá nessa negociação um ponto de venda ou vários, de forma gratuita, você apenas dividirá o seu ganho com o revendedor quando tiver ganho.
Aumento das vendas e fluxo de caixa
A outra vantagem é o aumento das vendas e fluxo de caixa, para as duas partes envolvidas, porque dessa forma, não há pagamentos antecipados ou altos investimentos, apenas quando o dinheiro tiver na mão e o produto tiver sido vendido é que as devidas participações nos lucros são efetuadas.
Entrada no mercado
Quando você consegue fechar parceria com uma grande rede de lojas de roupa, por exemplo, os seus produtos poderão estar por toda a parte, alcançando muito mais clientes, tendo a chance de fazer pesquisas de opinião, receber feedback dos clientes sobre a marca e os produtos, de forma muito barata.
Permite teste rápido de produtos
Quando a sua marca vai lançar um novo produto ou coleção, nada mais eficiente do que fabricar e colocar o quanto antes à disposição do mercado para coletar as opiniões dos clientes, justamente por ser um teste de produto, disponibilizá-los em 1 ou 2 lojas, ou fazer uma edição limitada é o que você precisa para entender a aceitação do público sobre aquele produto ou o que o cliente gostaria que fosse mudado antes de você produzí-lo em uma escala maior.
Quais as desvantagens da venda consignada?
Ter produtos parados nas lojas ou em estoque num nível alto não é um bom negócio para nenhuma das partes, afinal, você como artesã, investiu tempo e dinheiro na fabricação de uma peça para que ela venda e não fique parada, se o produto demorar para ser vendido, você fica sem fluxo de caixa e o pior sem lucro ou com o lucro reduzido por não receber o dinheiro investido de volta.
Visitas constantes
Você infelizmente não pode apenas deixar os produtos no local e virar as costas, é necessário que você gerencie as suas peças constantemente, se as peças não tiverem uma boa aceitação, você terá que voltar rápido ao local e tentar trocar por outros que agradem ao público daquela região. Você deve ter certeza de que o vendedor sabe explicar o seu produto, se ele está dando a devida importância para ele, etc. O gerenciamento é constante e deve ser feito bem de perto.
Negociação personalizada
A venda consignada não é algo automático, você precisa investir tempo e saber negociar muito bem. Cada ponto de venda tem as suas características podendo um ser melhor do que o outro, então isso também deve ser ajustado em cada negociação, deixar o seu produto exposto em uma loja com um maior fluxo de vendas, vale mais, então isso deve ser levado em consideração na hora do fechamento de contrato.
Antes de você partir para ação e já ir deixando seus produtos em algum lugar, tenha alguns cuidados, como:
- conhecer o público que visita o ponto de venda;
- ensine ou dê treinamento para os vendedores da loja sobre os seus produtos, marca e diferencial de mercado;
- fazer um contrato com os valores e porcentagens de cada produto;
- controle rigido das peças que você deixou em cada local, das que você levará de volta e das que foram vendidas;
Gostou das dicas? Então estude, faça o seu dever de casa, e se prepare para atender demandas mais altas e negociar o valor do seu produto com boa margem de lucro para o seu negócio. Boa sorte!
Commentaires