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9 passos para começar a vender em Marketplace



Um marketplace é uma plataforma de vendas que pertence a uma empresa, onde vários fornecedores se cadastram para vender os seus produtos, inclusive os seus concorrentes podem estar nelas, isso pode ser um motivo para você começar a vender também. Este ambiente é muito atrativo para os consumidores, porque eles podem comprar tudo o que precisam em um único lugar...pesquisar e comparar preços é muito mais fácil em um ambiente onde todos os vendedores estão. É melhor do que

ter várias abas abertas no navegador, entrar e sair de vários sites de lojas diferentes.


Para começar a vender as suas artes pela internet, você precisa saber sobre as características desta modalidade e o que ela vai exigir de você. Então abaixo vou deixar algumas dicas de como começar a vender em um Marketplace.



1. Escolha uma plataforma segura

Existem muitas plataformas de marketplace no mercado, por isso mesmo a sua missão é pesquisar sobre as plataformas, comparar as comissões que você deixará para cada uma delas e principalmente escolha uma plataforma segura, tanto na questão de segurança de informação, que são plataformas capazes de identificar rapidamente problemas de fraude nos pagamentos e proteção das informações dos seus clientes, pesquisar sobre a satisfação dos usuários que compram e vendem nela é uma boa dica.


2. Conheça a lei do e-commerce

A questão legal é muito importante na internet e elas têm se tornado cada vez mais rígidas. Vender em um marketplace enquadra o seu negócio a ter que cumprir alguns requisitos, como: ter um CNPJ, emitir Nota Fiscal, deixar as informações da sua empresa sempre acessíveis, respeitar o direito ao arrependimento, trocar mercadorias com defeito, ter atendimento ao cliente e informar detalhadamente todas as despesas da compra do cliente, ou seja, você terá de informar separadamente o valor da compra, do frente, taxa de conveniência, ou outra, se houver.



3. Comissão da plataforma

Estar em um marketplace é ótimo, mas leve em consideração que todas as plataformas cobram uma comissão sob o que for vendido, cada plataforma tem diferentes modelos e valores de porcentagem, então na hora de colocar o seu produto a venda, não esqueça de precificar o seu produto incluindo a comissão da plataforma. Além disso, os repasses que os sites fazem para os vendedores podem demorar mais de 1 mês, por isso, planeje o seu fluxo de caixa.



4. Fotos e descrição dos produtos

Como a venda pela internet não permite que os clientes peguem ou experimentem o seu produto, investir em boas fotos e nas descrições completas de cada produto, faz toda a diferença na hora do cliente optar por comprar da sua loja online. Dê dicas de uso, informe para quem é o produto, mostre a embalagem, tabelas de tamanho, e pense em responder as dúvidas que os clientes possam ter sobre o seu produto.



5. Atendimento ao cliente

Esteja ciente que na plataforma os clientes poderão fazer perguntas antes de fecharem a compra, ou tenham dúvidas específicas que não foram respondidas na descrição de cada produto. Prepare uma sessão de perguntas mais frequentes, e até mesmo olhe regularmente o seu e-mail ou a própria plataforma para que as respostas não demorem muito.



6. Controle de estoque

Mesmo que o seu produto seja feito por encomenda, você tem que gerir de forma profissional o estoque dos seus insumos, ou se o que você pretende vender em um marketplace já é uma peça pronta, cuidado para colocar a quantidade disponível de cada produto ou se você receber uma encomenda, deixe claro em quanto tempo a pessoa receberá, e você só consegue dar uma previsão de entrega se você tiver total controle sobre o seu estoque.



7. Embalagem e envio

Invista em embalagens resistentes e seguras para o envio das suas bijuterias artesanais. Lembre sempre que o objeto percorrerá um longo caminho até chegar ao endereço da cliente final, logo a embalagem além de ser bonita e combinar com a sua marca, deve ser segura para que a peça não chegue amassada ou com outra apresentação que não casa com a sua marca.



8. Seguro para o frete

Não olhe para o seguro como um gasto, e sim como investimento, pense que se der algo errado durante o transporte o seguro evitará muita dor de cabeça e prejuízo para você, além disso o seguro garante que o produto vai chegar conforme foi enviado para a sua cliente, fazendo com que ela tenha uma experiência perfeita com a sua marca, do jeitinho que você planejou.

 


9. Formas de pagamento

Quais as formas de pagamento você trabalha? Em alguns marketplaces você tem a opção de configurar os meios de pagamento que você quer trabalhar, já em outras não, o meio de pagamento é totalmente administrado pela plataforma e ela repassa o valor das vendas para a sua conta bancária. Entenda o processo e as possibilidades de cada uma delas.


Está pronta para ter mais um canal de venda e entrar para um marketplace? Analise essa possibilidade e veja se faz sentido ou não para o seu negócio!





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