top of page
Foto do escritorRedação

8 dicas para ser mais criativa nas suas criações

Atualizado: 1 de jul. de 2021



Têm dias que não estamos nem um pouco inspiradas para criar novas peças, não é verdade? Porém, em outros dias as coisas fluem de uma maneira que até você fica surpresa, mas a inspiração e a criatividade são fundamentais no nosso trabalho, principalmente para quem cria em grande escala.

A criatividade é muito demandada da gente, por isso, listei algumas dicas para te ajudar nos dias que você precisar de uma forcinha com a confecção das suas peças.


1 Tenha um objetivo

Quando você cria uma peça, automaticamente ela servirá para alguma coisa e para alguém, correto? Em outros posts eu mencionei que toda peça antes de ser criada deve ser feita para algum público-alvo, ou mães, crianças, adolescentes, para uma ida à praia ou a uma festa de debutantes, etc.

Quando você tem esse contexto em mente a sua criação vai ficar ainda melhor, porque o propósito dela vai dirigir a sua criatividade.


2 Busque referências

Referência é tudo! Como vocês sabem, eu também sou publicitária e durante a minha carreira já precisei criar muitas artes gráficas e o conselho é o mesmo para todos os tipos de criações, as referências. Elas podem fazer a sua cabeça fervilhar de ideias, e tudo pode servir de referência, no nosso caso, qualquer combinação de cores, tamanhos, técnicas, etc, com a soma de várias referências vão surgir coisas novas.

A sua referência não precisa ser necessariamente só de outras bijuterias de miçangas, uma estampa de roupa com cores que combinam, um desenho, ou qualquer coisa que te agrade pode servir de referência, mas para isso, o seu olhar deve estar sempre atento.


3 Anote suas ideias

Para muitas pessoas as melhores ideias surgem nos piores momentos, ou seja, muitas ideias surgem quando estão tomando banho, dormindo, ou fazendo qualquer outra coisa que não seja confeccionando peças de miçangas.

Nesses momentos, como estamos ocupadas, deixamos uma boa ideia passar e nem sempre lembramos quando precisamos, então a dica é: anote. O celular facilita muito para anotar suas ideias e fotografar referências. Crie este hábito, ele vai economizar muito tempo durante a criação.


4 Crie um ambiente propício

Nest post aqui, eu mencionei que um ambiente limpo, organizado e tranquilo ajuda muito no processo criativo. Depois que você já tiver um objetivo para as suas peças, tiver ideias anotadas e boas referências, na hora de criar, você deve ir para um local que propicie a criação, o lugar que você costuma planejar a sua bijuteria também é muito importante no processo.


5 Separe um tempo de qualidade

Eu sei que a vida é corrida, e eu mesma já fiz várias peças de miçangas no intervalo da escola/faculdade/trabalho, e em qualquer outro lugar que desse para fazer isso, mas como vimos no item acima, o ideal para as confecções das bijuterias é um ambiente calmo e tranquilo.

Tire um tempo de qualidade só para isso, esqueça todo o resto e curta o seu momento de criação com prazer e alegria, até porque este momento é terapêutico e faz muito bem para sua saúde. Sem falar que as chances de errar são muito menores quando você está concentrada.


6 Observe as crianças

As crianças são muito mais livres do que os adultos quando o assunto é criar, elas não tem tantas construções sociais, e as crianças não tem medo de errar ou decepcionar, elas simplesmente criam, e essa é uma lição que devemos aprender com elas, precisamos simplesmente criar, sem medo de ficar feio, sem medo das clientes não gostarem, sem medo algum.

Nossos medos falam mais sobre nós mesmas do que sobre a sua arte. É normal termos esse tipo de insegurança, porque queremos oferecer sempre o melhor para as nossas clientes, mas esse tipo de pensamento pode te paralisar. Observe as crianças e veja como elas são mais livres para criar.


7 Ouse criar coisas novas

Depois que aprendemos com as crianças a criar sem medo, é hora de ousar e criar coisas que você nunca criou, testar técnicas que você admira e acha difícil, combinar cores, criar peças de luxo ou biojoias, etc. Tudo o que você gosta e nunca fez é hora de começar.

Ouse! Saia da sua zona de conforto e daquilo que você já sabe fazer até de olhos fechados. Esteja sempre disposta a aprender coisas novas, a aperfeiçoar suas técnicas, a atender novos públicos e a crescer.


8 Acredite em você

Você já é uma artista e se você está lendo isso até aqui é porque você quer ser mais criativa e profissional, muitas dicas já foram dadas neste post e em todo o blog, agora é hora de agir e acreditar em você.

Sair da zona de conforto e colocar a mão na massa nem sempre é tão fácil quanto falar sobre isso, mas não tem outro caminho para o seu desenvolvimento, a não ser tentando.

Acredite em você, acredite no seu potencial, na sua criatividade, na sua técnica e simplesmente faça. Não importa se o caminho para a perfeição parece longo, o importante é dar um passo por vez.


Me conte aqui o que mais você costuma fazer para exercitar a sua criatividade, onde você faz as suas peças e onde você busca referências. Vamos compartilhar a nossa jornada e inspirar outras amigas e mulheres a ser melhores todos os dias. :D


Comments


bottom of page