Você provavelmente já se perguntou como é a melhor maneira de manter a ordem na sua 'caixinha de miçanga' ou qual é a melhor maneira de deixar todas as miçangas arrumadas e fáceis de serem encontradas no seu ateliê.
Ou quem nunca ficou trocando as mesmas miçangas de lugar para organizá-las, colocando num saquinho, depois numa repartição de uma caixa, ou num pote e depois em outro? Quanto mais miçangas e acessórios você tem mais bagunçado tudo fica.
Então, agora vou te dar 7 dicas para armazenar e manusear as suas amadas miçangas:
1) Recipientes transparentes
Nem sempre a gente consegue deixar todas elas em recipientes transparentes, as vezes, acabamos colocando em potinhos de tempero ou comprimido ou qualquer outro potinho, mas esqueça essa prática, opte pelos recipientes transparentes. Os potes aleatórios impede de você de encontrar rapidamente o que precisa, deixando várias miçangas esquecidas, e fazendo você comprar os mesmos tipos de miçanga novamente.
2) Recipientes de vidro são excelentes
Além de serem transparentes e você conseguir enxergar o que está dentro, normalmente os recipientes de vidro conservam mais a durabilidade da miçanga, porque o vidro é um material inerte, que não reage em contato com outros componentes, como falado neste post, alguns tipos de miçangas possuem o acabamento em metal e em contato com outras químicas as miçangas podem descascar ou perder a cor.
3) Recipientes com tampa
Não sei se essa dica é óbvia para todas as pessoas, mas eu mesma já cometi o erro de guardar as minhas miçangas em potinhos sem tampa, dentro de uma caixa maior e colocá-la em uma prateleira, [no meu caso uma prateleira que ficava no alto do guarda-roupa]. Já viram tudo, né? Rsrs. Por várias vezes minhas miçangas já voaram pela casa. A pior coisa é você ter que catar miçangas caídas no chão, você gasta muito tempo para catá-las e organizá-las novamente, além do desperdício, porque você numa 'chuva de miçangas', algumas você só encontra anos depois, rs. Não cometa esse erro, não importa onde as suas miçangas fiquem guardadas, tem que estar tampadas sempre!
4) Coloque uma etiqueta
É muito fácil nos perdermos no meio dos recipientes, uma etiqueta te ajuda a organizar por cores, tamanho do diâmetro, tipo, material, etc. Com as etiquetas você não precisa abrir os recipientes para ver o que tem dentro. Além disso, a outra dica é organizar ou por cores, ou tipos, quando você precisar de uma miçanga vermelha acetinada, ou uma cilíndrica, você sabe rapidamente onde encontrá-las, eu faço assim e realmente me ajuda a não perder muito tempo.
5) Palito de Miçanga
Ter um palito ou pegador ou colher é muito importante para te ajudar no manuseio das miçangas, com os palitos, você consegue pegar a quantidade certa, sem precisar 'derramar' as miçangas na mesa e depois guardar as que não foram usadas. As miçangas são muito pequeninhas, quanto menos espalharmos ou mudá-las de lugar, melhor.
6) Não misture os materiais
Você pode guardar as miçangas que são feitas com a mesma obra-prima juntas, porque assim, elas não sofrerão mudanças, mas se você misturar miçangas, de vidro, com metais, porcelana, plástico, pode danificá-las. Cada tipo de miçanga passa por um processo de fabricação diferente e tem o seu acabamento com químicas diferentes, deixá-las juntas estragam. Garanta que os metais estejam sempre separados.
7) Deixe acessível apenas as que você tiver usando
Se a organização não é o seu forte, aí sim que você precisa se organizar ainda mais, tente deixar 'do lado de fora' apenas as miçangas que você tiver usando naquela peça/projeto. Se não está usando, deixe-as guardadas, assim você consegue trabalhar com mais espaço e organização.
Espero que as 7 dicas para armazenar e manusear as suas miçangas
tenham sido úteis para te ajudar a cuidar melhor das suas miçangas. O manuseio, o armazenamento e a organização são importes para tornar o seu ambiente de trabalho ainda mais profissional e menos amador. Se você gostou das dicas ou tem uma forma de organizar o seu espaço de trabalho, me conte nos comentários como você faz!
Comments