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10 passos para gestão de estoque profissional



1. Estude sobre gestão de estoque

Existem várias formas de se gerir um estoque, por isso, você deve estudar as possibilidades e ver as que se encaixam melhor para o tamanho e dinâmica do seu negócio. Têm muitos cursos sobre o assunto, então aproveite para se capacitar, dar mais dinamicidade ao seu estoque e lucrar com isso. Se você tiver pessoas te ajudando, ensine-as sobre as técnicas de gestão.



2. Faça um levantamento

Liste tudo o que você tem em estoque, conte cada produto. Dessa forma você vai ter uma visão real do que sua empresa possui, valide a quantidade estocada com o auxílio de ferramentas de software. Só depois deste levantamento, será possível calcular o valor do estoque, categorizar e organizar o seu patrimônio.



3. Calcule o valor do estoque

Cada item do seu estoque custa dinheiro e você sabe melhor que ninguém disso. Quando o seu produto vai para o estoque cada item deve ser contado e valorado. Com essa prática você vai saber quanto vale o seu estoque e quanto em dinheiro você tem parado, e também te ajuda no processo de gestão.

Coloque essa e outras informações em modelos de relatórios e tome as medidas necessárias para que o seu estoque fique no nível certo e principalmente que o seu investimento gere lucro.



4. Use ferramentas de gestão

A melhor forma de gerir o seu estoque é com algum dos software de gestão existentes no mercado. Com sistemas, a confecção de relatórios, controle financeiro, alterações, entradas e saída de peças são feitas de forma automáticas, além dessa gestão poder te dar uma visão a longo prazo do seu negócio, a ferramenta também vai te ajudar a analisar informações mais precisas tanto de compra, precificação e até a rotina operacional.



5. Organize seu estoque

Organização é a base de tudo, sem organização, você não tem gestão de estoque.

Categorize seus insumos por cor, ou tipo, ou acabamento. Aqui tem post com dicas de organização e manuseio das suas miçangas.

Coloque etiqueta nos potinhos que as miçangas são armazenadas, use os de cor transparente para enxergar sem abrir o que tem dentro. Sem falar que a organização deixa o seu espaço mais criativo e clean.



6. Curva ABC

No caso do estoque, as letras A, B e C são para separar os itens conforme a sua importância. Cada letra significa:

  • A: representa os principais itens no estoque. São itens que não podem faltar, como miçangas, linhas e acabamentos. 20% desses itens devem equivaler a 80% do valor do estoque.

  • B: representa os itens caros, as nossas pedras mais preciosas, elas são menos indispensáveis que os itens classificados como letra A. 30% desses itens correspondem a apenas 15% do valor do estoque.

  • C: representa os outros itens restantes do estoque. Os itens restantes representam 50% do estoque. Já os outros 5% do estoque digamos que são o de menos importância.



7. Se prepare para as sazonalidades

Você já sabe os meses em que as suas vendas tem maior possibilidade de venda, então faça um calendário anual e se planeje com antecedência, compre com antecedência, divulgue com antecedência, você tem um negócio profissional, então o planejamento é fundamental para o seu sucesso.

Por exemplo, temos as datas tradicionais, como o carnaval, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Natal. Então já é previsto que nessas datas você pode e deve ter ofertas especiais. Se prepare para feiras e outros eventos que estejam na sua agenda.



8. Não compre antes de olhar o seu estoque

As vezes temos tantos itens em estoque, mas que estão desorganizados, que nem lembramos mais do que temos e do que realmente precisamos comprar, e acho que todas nós já compramos itens que nunca usamos e nos arrependemos depois, por isso, mesmo antes de fazer novas compras e negociar com os fornecedores, verifique no seu estoque o que você tem ou não tem.

Eu mesma tenho vagamente na memória as miçangas que eu tenho no meu estoque, se eu quero comprar novas miçangas pretas, por exemplo: eu tiro foto de todos os itens pretos que eu tenho, assim quando estou na loja eu sei o tipo de miçanga que eu tenho e a quantidade.



9. Monte kits

Montar kits de tá a chance de 'desencalhar' alguns produtos parados, mescle cordões, brincos, pulseiras, anéis e outros itens feitos com miçangas, use seus produtos parados e mescle com outros que tem grande saída e popularidade, como os itens parados vão fazer parte de um kit, eles só poderão ser vendidos em combo, essa é uma ótima estratégia para deixar o seu estoque controlado e vender os produtos com menos saída.



10. Desapegue

Quando você notar que tem insumos parados há muito tempo, e que você não tem planos de usá-las em breve, não se apegue. Disponibilize para venda nos seus canais ou use-as para aplicação em objetos, como nas bordas de porta-retratos, espelhos, tampas e outros, porque normalmente o uso das miçangas nessas situações te dão mais liberdade para usar 'as sobras'.

Faça algo com o seu estoque enchalhado, afinal, produtos parados em estoque significa dinheiro perdido. Existe a possibilidade você fazer promoções com esses produtos, fazer lindas bijuterias e vender a um preço mais baixo, desta forma é possível recuperar o dinheiro que foi investido e obter lucro.


E agora, me conta como é o seu estoque? O que você tem feito para ele funcionar bem?


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