top of page
  • Foto do escritorRedação

10 dicas para começar a fazer bijuterias de miçangas

Atualizado: 6 de mai. de 2020



Por onde começar mesmo no meio desse universo com tantas possibilidades e características? Se você ainda está meio perdida, aqui você vai encontrar algumas respostas! Se você tiver determinação e muita vontade de trabalhar, tudo vai dar certo para você e para o seu negócio, e o melhor de tudo é que só depende de você.


Você se imaginou sendo dona do seu próprio negócio de miçanga, confeccionando belas peças, vendendo muito e lucrando com isso? É muito possível! Para ser sincera, as técnicas não são difíceis de aprender, mas é preciso paciência.


Abaixo vou te contar 10 dicas para começar a fazer bijuterias de miçangas. Você só precisa ser criativa e ter paixão, o resto depende de seguir todas as etapas:


1. Aprenda os jorgões

Aprenda na internet a diferença entre um alfinete de cabeça e um alfinete de olho. Aprenda sobre a espessura das pulseiras com miçangas. Você deve saber se o fio do cordão é de calibre 12 ou 20, por exemplo. Conheça os tipos de miçangas, acabamentos, tamanhos de diâmetros e os acabamentos. São muitos itens que você precisa aprender a usar. Antes de fazer qualquer compra, liste o que você precisa. Isso economizará tempo e dinheiro na hora de ir às compras.



2. Vá a uma loja e compre miçangas

Suponha que você está em uma loja olhando várias miçangas, apenas vá selecionando, e se concentre nelas, compre o básico e tente não pular para os metais, separadores, acabamentos refinados, porque isso pode acabar te deixando confusa, aos poucos você vai aprender para que serve cada coisa e tudo ficará fácil. Não pule para as jóias estampadas ou para algo muito refinado para este primeiro momento.



3. Aprenda as técnicas básicas

Você vai ficar encantada com as coisas lindas que você vai conseguir fazer apenas com as técnicas mais simples. Fazer joias de miçangas trazem muitos desafios, então comece com o básico. Comece escolhendo 2 tipos ou cores de miçangas e simplesmente vá exercitando colocá-las em um único fio, em seguida você pode fazer com 2 fios o ponto de cruz.



4. Busque por inspirações e ideias

Navegue pelos sites, blogs de criação de joias de miçanga, pinterest, instagram, youtube e tudo o que você tiver interesse. Tente organizar as suas ideias e colocá-las em prática, fazendo alguma peça. No começo é muito normal, imaginarmos algo incrível e o resultado final ser diferente, normal, acontece. Desmanche tudo até encontrar o resultado perfeito que te deixará orgulhosa. Veja cores, tamanhos e estilos, assista aos ótimos tutoriais no YouTube e siga em frente. Aqui mesmo neste blog você encontra um conteúdo completo desde a parte criativa, negócios e dicas.


5. Invista em ferramentas de qualidade

Não estou falando da sua caixa de ferramentas doméstica, rsrs. Você deve comprar ferramentas adequadas (alicates, fechos, separadores, acabamentos gerais) para fazer joias e estocar componentes importantes para a hora da criação. No começo, pode até parecer que você fez um investimento alto, mas com o tempo você vai ver o quanto vai ter valido a pena ter uma coleção de ferramentas de alta qualidade. Depois de obter as ferramentas certas, você poderá produzir e transformar qualquer obra-prima em uma joia exclusiva.


6. Estoque

Se você quiser comprar kits para montar brincos ou qualquer kit para criação de joias, deixe tudo bem guardado e organizado, do lado de fora deixe apenas os itens que você precisa para a confecção da peça. Miçangas amam sumir, rsrs. Não armazene coisas desnecessárias e também não compre on-line se você está começando, conheça bem as características das miçangas, a sua terceira ou quarta compra pode ser online, você vai aprender rapidinho a diferença entre elas. Vá a qualquer uma das lojas de atacado próximas à você, compre itens e vá para casa explorá-los.


7. Crie um espaço de trabalho confortável

Tente separar nem que seja uma mesinha exclusiva para o seu trabalho, ou qualquer lugar que você gostaria de sentar e trabalhar com tranqüilidade. Prepare sua mesa ou gaveta. Depois de organizar tudo, etiquete tudo. Você pode organizar seus suprimentos e ferramentas em caixas de sapato mesmo e separá-las cada tipo em potes de vidro diferentes.



8. Faça aulas on-line

A Internet nunca deixa de nos surpreender com as oportunidades on-line que ela oferece. Faça uma aula on-line sobre fabricação de joias, design, moda, joias artesanais, biojoias, empreendedorismo e tudo o que está relacionado ao negócio de miçangas que você precisa saber. Escolha um instrutor que você se identifique. Você também pode comprar um curso para iniciantes no mundo das miçangas, os cursos pagos são ainda mais completos, tem conteúdo que não estão de graça na internet e não custam caro.



9. Mantenha a calma

Tudo bem se o seu primeiro laço de arame parecer uma grande bagunça. No começo, isso acontecerá, mas suas habilidades melhorarão com o tempo. Na sua décima pulseira, você estará cirando coisas lindas e com mais segurança para ousar. E quando você menos perceber você já terá se tornado uma profissional. Apenas continue praticando.



10. Assuma riscos

Não hesite em correr riscos. Brinque com ferramentas diferentes e crie peças personalizadas excepcionais. Não se limite a um estilo, cor, ou tamanho específico de joia. Experimente diferentes técnicas e veja se ficará bom ou não. Não há receita de bolo pronto. Tudo é experimento. Não tem problema nenhum errar e tentar de novo.


Bom, essas foram as 10 dicas para começar a fazer bijuterias de miçangas.

Com essas dicas, você dominará a arte de criar joias elegantes. Te desejo muita sorte nesta jornada linda e colorida. Comece. O resto a gente vai juntas ajeitando no caminho. Conte comigo para transformar sua paixão por miçangas em um negócio profissional para a vida.


bottom of page